O PROCESSO ÁGIL: EXTREME PROGRAMMING (XP)
Por: filipeaugustogxp • 11/6/2021 • Trabalho acadêmico • 587 Palavras (3 Páginas) • 132 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL GUAXUPÉ
FILIPE AUGUSTO DE SOUZA, RA nº 20325544
PROCESSO ÁGIL:
EXTREME PROGRAMMING (XP).
Docente: Jaciara Carosia.
Disciplina: Engenharia de Software I.
GUAXUPÉ – MINAS GERAIS
2021
EXTREME PROGRAMMING (XP)
O Extreme Programming, popularmente conhecida como XP, é uma metodologia ágil criado na década de 90 por Kent Beck, Ward Cunningham e Ron Jeffries e ainda é bastante utilizada. O sucesso desta metodologia se dá principalmente porque é pautada na satisfação do cliente da maneira mais rápida possível. Isso significa que, ao invés de entregar tudo que o cliente possa desejar futuramente, o XP possibilita a entrega do projeto no instante que o cliente precisa.
O XP possui um conjunto de valores que norteiam as ações da equipe que utiliza tal metodologia em cada atividade a ser desempenhada. Esses valores são:
- Comunicação: assegurar uma comunicação da forma mais direta e eficaz possível entre membros da equipe e com o cliente.
- Simplicidade: implementar apenas aquilo que é suficiente para atender a cada necessidade do cliente.
- Feedback: permitir que o cliente reavalie as necessidades do sistema e possíveis alterações que a equipe de desenvolvimento deva realizar.
- Coragem: realizar modificações no projeto sem causar falhas com segurança e agilidade.
- Respeito: ouvir, compreender e respeitar o ponto de vista dos demais integrantes da equipe.
Por meio desses valores, o XP consegue desenvolver softwares de forma mais barata e em menor tempo. E, além dos valores, este método ágil também leva em consideração a utilização de práticas simples. São elas:
- Cliente presente: comunicação constante com o cliente.
- Jogo de planejamento: prática que define o escopo a ser desenvolvido na próxima iteração.
- Uso de metáforas: facilitar a comunicação com o cliente de modo que ele consiga entender o desenvolvimento do projeto.
- Testes: realização de testes constantes durante o desenvolvimento do projeto para melhorar a sua qualidade.
- Entregas frequentes: o que já estiver pronto, sempre entregar ao cliente para que a equipe obtenha um feedback mais rapidamente.
- Programação em pares: o desenvolvimento se dá por dois programadores em uma única máquina com o objetivo de diminuir a possibilidade de falhas.
- Código coletivo: o código não é de ninguém e todos da equipe podem modificá-lo a qualquer momento.
- Padrões de codificação: a equipe de desenvolvimento deve estabelecer regras de programação com o objetivo de padronizar o código, facilitando a revisão do mesmo.
- Ritmo sustentável: a semana de trabalho deve ser de 40 horas no máximo, evitando realizar horas extras para não diminuir a produtividade.
- Projeto simplificado: o projeto deve ser executado e planejado da maneira mais simples possível para ser desenvolvimento mais rapidamente.
O uso dessa metodologia é ideal para projetos em que o cliente não sabe exatamente o que deseja, pois os feedbacks constantes tornam possível as mudanças para atender os requisitos de forma rápida. Além disso, as entregas constantes fazem o cliente não esperar muito para ver o software funcionando.
...