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EXTREME PROGRAMMING

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Por:   •  1/10/2014  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  420 Visualizações

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Extreme Programming

• Principais pontos:

Extreme Programming (XP) é um processo de desenvolvimento de software que

adota os valores de comunicação, simplicidade, feedback e coragem [28,29]. Estes

quatro valores servem como critérios que norteiam as pessoas envolvidas no

desenvolvimento de software e serão detalhados a seguir.

Comunicação: XP foca em construir um entendimento pessoa-a-pessoa do

problema, com o uso mínimo de documentação formal e com o uso máximo de

interação “cara -a-cara” entre as pessoas envolvidas no projeto. As práticas de XP como

programação em pares, testes e comunicação com o cliente têm o objetivo de estimular

a comunicação entre gerentes, programadores e clientes.

Simplicidade: XP sugere que cada membro da equipe adote a solução mais fácil

que possa funcionar. O objetivo é fazer aquilo que é mais simples hoje e criar um

ambiente em que o custo de mudanças no futuro seja baixo. O objetivo dessa

abordagem adotada por XP é evitar a construção antecipada de funcionalidades, como é

feita em muitas metodologias tradicionais, que acabam muitas vezes nem sendo usadas.

Feedback: Os programadores obtêm feedback sobre a lógica dos programas

escrevendo e executando casos de teste. Os clientes obtêm feedback através dos testes

funcionais criados para todas as estórias (casos de uso simplificados). O feedback é

importante, pois possibilita que as pessoas aprendam cada vez mais sobre o sistema e

assim corrijam os erros e melhorem o sistema.

Coragem: Ela é necessária para que realmente se aplique XP como deve ser

aplicado. Exemplos de atitude que exigem coragem são: alterar código já escrito e que

está funcionando; jogar código fora e reescrever tudo de novo; e permitir código

compartilhado por todos. Estes exemplos de atitudes podem ser necessários para trazer

melhorias ao projeto e não devem ser evitadas simplesmente devido ao medo de tentá-

las.

Além dos valores apresentados anteriormente XP define um conjunto de

princípios que devem ser seguidos por equipes que forem usar XP em projetos. Os

princípios servirão para ajudar na escolha de alternativas de solução de problemas

durante o curso do projeto. Deve-se preferir uma alternativa que atenda aos princípios

de uma forma mais completa do que outra que seja incompleta, ou seja, que esteja mais

longe da filosofia de XP. Os princípios fundamentais são: feedback rápido, assumir

simplicidade, mudança incremental, abraçando mudanças e trabalho de qualidade.

Feedback rápido: A idéia de XP é que os participantes de um projeto como

clientes, programadores e gerentes devem estar sempre se comunicando para facilitar o

aprendizado coletivo sobre o projeto que está sendo desenvolvido e de alertar

rapidamente sobre dúvidas, riscos e problemas para facilitar eventuais ações de

contingência.

Assumir simplicidade: Todo problema deve ser tratado para ser resolvido da

forma mais simples possível. XP afirma que se deve fazer um bom trabalho (testes,

refactoring, comunicação) para resolver hoje os problemas de hoje e confiar na sua

habilidade de adicionar complexidade no futuro quando for necessário.

Mudança incremental: Quando muitas mudanças são realizadas todas de uma

vez, não se obtém um bom resultado. Em vez disso, esse princípio de XP diz que as

mudanças devem ser incrementais e feitas aos poucos. Os programadores têm a

liberdade para estar sempre fazendo alterações de melhoria no código e as mudanças de

requisitos são incorporadas de forma incremental.

Abraçando mudanças (Embracing Change): XP procura facilitar o ato de

incluir alterações através do uso de vários princípios e práticas. A idéia de XP é a de que

mudanças devem ser sempre bem vindas independentemente do estágio de evolução do

projeto. Isso é muito benéfico em projetos cujos requisitos são bastante voláteis devido

aos clientes não saberem o que querem.

Trabalho de qualidade: Em XP, qualidade não é um critério opcional, mas sim

obrigatório. Embora a definição de qualidade possa variar de pessoa para pessoa, XP

trata qualidade no sentido de se ter um sistema que atenda aos requisitos do cliente, que

rode 100% dos casos de teste e que agregue o maior valor possível para o negócio do

cliente.

Ciclo de vida de um projeto XP

Um projeto XP atravessa algumas fases durante o seu ciclo de vida. Essas fases

são compostas de várias tarefas que são executadas. Abaixo será dada uma explicação

das principais fases de um projeto XP

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