O Que é o BIOS nos computadores e como funciona?
Por: Alex Ferreira • 17/6/2018 • Relatório de pesquisa • 889 Palavras (4 Páginas) • 292 Visualizações
O que é o BIOS nos computadores e como funciona?
BIOS é a abreviação de Basic Input Output System. É muito mais do que o nome sugere. Pode-se pensar que o BIOS controla o sistema de entrada e saída. Mas o BIOS faz muito mais, e não é possível que qualquer sistema operacional continue sem um BIOS adequado.
A BIOS está presente em nossos computadores desde os dias do DOS - Disk Operating System ... antes mesmo do DOS estruturado criado pela Microsoft. É um dos componentes mais importantes do computador, embora não receba o crédito aparecendo em sua tela regularmente.
[pic 1]
O que é BIOS
[pic 2]
BIOS é um firmware, em suma. Ele é armazenado em um chip por parte da placa-mãe do computador e é basicamente um conjunto de instruções que são executadas para ajudar a carregar o sistema operacional. Você não conseguiria carregar o SO, se não fosse pela BIOS!
Quando você liga o computador, as instruções do BIOS são iniciadas. Estas instruções fazem verificar a RAM e o processador (para falhas) em seu computador.
- Enumera a RAM, verificando cada compartimento para ver se todos eles estão funcionando.
- Depois de verificar RAM e Processador, ele verifica se há outros dispositivos conectados ao computador
- Ele detecta todos os periféricos, incluindo o teclado e o mouse, e verifica as opções de inicialização
- As opções de inicialização são verificadas na sequência configurada no seu BIOS: Inicializar a partir do CD-ROM, Inicializar a partir do disco rígido, inicializar a partir da LAN, etc.
- Ele verifica se há bootstraps nos dispositivos na ordem em que você ou o fornecedor da máquina configurou o BIOS.
- Ele passa as referências do computador para o sistema operacional carregando as partes essenciais do SO na RAM (Random Access Memory), reservada para o sistema operacional, depois que a inicialização estiver localizada.
Esta não é uma lista abrangente das funções da BIOS. Ela também verifica o CMOS (Complementary metal-oxide semiconductor) e outros chips para configurar a data e a hora no computador e para carregar os drivers de dispositivo na memória. Ela verifica e envia as interrupções de entrada e saída (sinais) para a RAM, para que o sistema operacional saiba o que está acontecendo. Por exemplo, se um usuário pressionar uma tecla, uma solicitação de interrupção será criada e transmitida a BIOS, que a enviará ao sistema operacional. O sistema operacional decide então qual ação tomar, de acordo com a maneira como é programado.
A razão pela qual o sistema operacional não pode funcionar sem o BIOS é porque o primeiro reside no disco rígido ou em um disco removível. É a BIOS que carrega os drivers para os discos rígidos e unidades de disco removíveis para que eles sejam funcionais. Em seguida, carrega as partes principais do sistema operacional, como o MBR (Master Boot Record), GPT (GUID Partition Table), FAT (File Allocation Table), etc., na memória, para que o sistema operacional possa continuar carregando a si mesmo.
[pic 3]
Fazendo alterações no BIOS
É fácil fazer alterações no BIOS quando necessário. As mudanças mais comuns que as pessoas fazem na BIOS são alterar o ORDEM DE INICIALIZAÇÃO. Enquanto o computador está inicializando, pressione a tecla DEL no teclado para entrar no BIOS. De lá, você pode ver diferentes opções agrupadas em diferentes cabeçalhos. Use as teclas de tabulação e seta para navegar. Às vezes, as teclas Page Up e Page Down são necessárias para alterar valores de itens essenciais. Quando terminar, pressione F10 para salvar as alterações e sair. As opções são exibidas à direita ou na parte inferior da tela para que você saiba quais teclas pressionar para salvar ou descartar as alterações. As opções também especificam quais teclas usar para alterar valores.
...