Os Paradigmas da Computação
Por: vanagard • 13/8/2019 • Artigo • 775 Palavras (4 Páginas) • 174 Visualizações
Paradigmas de Linguagens de
Programação – Introdução
Prof. Me. Alexandre Silvestre Ferreira
alexandre.silvestre@ifsc.edu.br
Atendimento: Qua 13:30-14:30 Qui 19:30-20:30
Razões para aprender conceitos de LP
● Melhora a capacidade de expressar ideias.
● Embasamento para escolher linguagens adequadas.
● Habilidade aumentada para aprender novas linguagens.
● Melhor uso das linguagens já conhecidas.
Domínios de Programação
● Computadores são utilizados em praticamente todas as áreas de
atividade humana.
● Na área da computação um domínio significa uma área de
aplicação de algum software/conceito.
● A seguir veremos alguns dos domínios de programação e as
linguagens associadas.
Aplicações Científicas
● Propósito dos primeiros computadores (1940);
● Estruturas de dados relativamente simples, porém há ponto
flutuante;
● Vetores + matrizes; Laços de repetição e seleção;
● Ex.: ALGOL 60, Fortran
Aplicações Empresariais
● 1950.
● COBOL em 1960;
● Ling. Para produção de relatórios avançados.
Inteligência Artificial
● Computação simbólica ao invés de numérica.
● A Primeira linguagem de programação amplamente utilizada
para I.A. foi a linguagem funcional LISP.
● No início dos anos 1970 surgiu a programação lógica usando a
linguagem PROLOG.
● Atualmente as aplicações em I.A são escritas em linguagens de
sistemas como: C, Java e Python.
Programação de Sistemas
● Aplicações que devem ser eficientes;
● Anos 60 e 70;
● PL/S, Bliss (/ Assembly) e ALGOL estendido;
● Unix escrito em C;
● Windows -> Assembly, C e C++.
● C: Poder e flexibilidade.
Software para WEB
● Desde linguagens de marcação até Java, Javascript e PHP.
● Recente (a partir de 1990).
● Atualmente o domínio com mais demanda de profssionais.
Software Mobile
● Utiliza linguagens como: Objective-C, Java e C#.
● Ou utilizando um modelo hibrido, com tecnologias WEB.
Critérios de avaliação de Linguagens
● 1º Legibilidade: Um dos critérios mais importantes para uma
linguagem de programação é a facilidade com a qual os
programas podem ser lidos e entendidos.
● Antes 1970: Maior importância a eficiência e legibilidade de
máquina.
● 1970: A manutenção foi reconhecida como uma parte principal
do ciclo de vida do software.
Curiosidade - Brainfuck
● brainfuck, também conhecido como brainf*ck ou BF é uma
linguagem de programação esotérica notada pelo seu extremo
minimalismo, criada por Urban Müller, em 1993.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Brainfuck
● Hello World:
Critérios de Avaliação de Linguagens
● 2º Facilidade de Escrita: É a medida do quão facilmente uma
linguagem de programação pode ser usada para criar programas
para um domínio.
● A facilidade de escrita deve ser considerada no contexto do
domínio de problema alvo de uma linguagem.
● Esta relacionada com o critério de Legibilidade.
Critérios de Avaliação de Linguagens
● 3º Confiabilidade: Um programa é confiável quando está de
acordo com suas especificações em todas as condições.
● Algumas ferramentas que as Lps podem prover para auxiliar na
confiabilidade são: verificação de tipos, tratamento de exceções,
utilização de apelidos(not).
Critérios de Avaliação de Linguagem
● 4º Custo: uma função de muitas características, exemplos:
● Custo de Aprendizagem, Custo de Escrita, Custo de compilação,
custo de confiabilidade, etc;
Categorias
● Linguagens de programação geralmente são divididas em quatro
categorias(classes): imperativas, funcionais, lógicas e orientada a
objetos.
● Embora linguagens que suportam Orientação a Objetos possuam
um paradigma de desenvolvimento diferente, não formam uma
categoria separada.
● Isto se deve pela grande semelhança entre as estruturas
...