TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os impactos da evolução do jogos digitais na sociedade

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  10.540 Palavras (43 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 43

ERIK SOUZA FERNANDES

OS IMPACTOS DA EVOLUÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS NA SOCIEDADE

Trabalho de Conclusão de Curso

apresentado à Faculdade de Tecnologia da

Praia Grande, como exigência parcial para

obtenção do título de Tecnólogo em

Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

     Orientador: Jônatas C. Dias

PRAIA GRANDE

OUTUBRO/2015

AGRADECIMENTOS

Aos meus pais e familiares que sempre me apoiaram em todos momentos da minha vida.

À Camille Rocha que me ajudou em muitos pontos na pesquisa.

À FATEC pela oportunidade de fazer o curso.

Aos professores por todo aprendizado.

Ao meu orientador Jônatas por ter me ajudado e orientado nessa reta final do curso.

E a todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação.

RESUMO

O objetivo dessa monografia é estudar quatro temas onde a evolução e popularização dos jogos digitais causam um grande impacto na sociedade. Dois desses temas são impactados de forma positiva, a educação e economia. Os outros dois temas são impactados de forma negativa, a violência e o vício. Após uma apresentação do que nossa sociedade é hoje em dia e uma linha do tempo mostrando como a tecnologia evoluiu desde 1940, os quatro temas citados anteriormente são apresentados e estudados para que assim possa ser entendido como o ramo dos jogos digitais é importante, principalmente para um programador que aspira trabalhar com esse tipo de software.

Palavras-chave: Jogos. Sociedade. Impacto.

ABSTRACT

The objective of this monograph is to study four themes where the evolution and popularization of digital games cause a great impact on society. Two of these themes are impacted positively, education and economy. The other two themes are impacted negatively, violence and addiction. After a presentation of what our society is today and a timeline showing how the technology has evolved since 1940, the four themes mentioned above are presented and studied so that it can be understood as a branch of digital games is important, particularly for a programmer who aspires to work with such software.

Keywords: Games. Society. Impact.

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

ARPA            Advanced Research Projects Agency

ARPANET    Advanced Research Projects Agency Network

CD                Compact Disc

CNC             Calculadora Numérica Complexa

CTSS           Compatible Time-Sharing System

DEC             Digital Equipament Corporation

DIBELS        Dynamic Indicators of Basic Early Literacy Skills

DOS             Disk Operating System 

DRAM          Dynamic Random Access Memory

DS                Dual Screen

DVD            Digital Versatile Disc

EDSAC         Eletronic Delay Storage Automatic Calculator

ENIAC          Eletronic Numerical Integrator and Computer

EUA                  Estados Unidos da América

FPS              First-Person Shooter

GBA             Game Boy Advance

GPL              General Public License

HTML           HyperText Markup Language

IBM               International Business Machine

MIT               Massachusets Institute of Technology

MMORPG     Multiplayer Online Role-Playing Game

MOBA           Multiplayer Online Battle Arena

MS-DOS       Microsoft Disk Operating System

NES              Nintendo Entertainment System

PC                Personal Computer

PS1              PlayStation 1

PS2              PlayStation 2

PS3              PlayStation 3 

PS4              PlayStation 4

PSN              PlayStation Network

PSP              PlayStation Portable

QDOS          Quick and Dirty Operating System

RPG             Role-Playing Game

SNES           Super Nintendo Entertainment System

TI                  Tecnologia da Informação

TVP              Trombose Venosa Profunda

WAN            Wide Area Network

WWW          World Wide Web

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

1.1 JUSTIFICATIVA        

1.2 PROBLEMA DA PESQUISA        

1.2.1 Hipóteses e suposições        

1.3 OBJETIVOS        

1.3.1 Objetivos gerais        

1.3.2 Objetivos específicos        

1.4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        

1.4.1 Métodos de pesquisa        

1.4.1.1 De abordagem        

1.4.1.2 De procedimento        

1.4.2 Tipos de pesquisa        

1.4.2.1 Quanto aos fins        

1.4.2.2 Quanto aos meios        

1.5 REFERENCIAL TEÓRICO        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.4 Kb)   pdf (352.1 Kb)   docx (44.2 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com