PIM 1 - Pesquisas Integradas
Por: pricardolopes • 3/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.754 Palavras (8 Páginas) • 98 Visualizações
I
UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
PESQUISAS INTEGRADAS
Unidade Aracruz
2021
UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
PESQUISAS INTEGRADAS
Paulo Ricardo Lopes Gonçalves
2146410
CST em Segurança da Informação
1º Semestre
Unidade Aracruz
2021
Resumo
Este projeto visa disponibilizar informações sobre o avanço da tecnologia dos sistemas operacionais, sua utilização para monitoramento de áreas ambientais e desmatamentos, e sua segurança para evitar crimes cibernéticos. Análise sobre o uso de sistemas operacionais nos últimos anos, características, funcionalidades, vantagens e desvantagens e comparações entre os sistemas operacionais mais utilizados no mesmo período. Sua aplicação em diversas áreas, como por exemplo, o meio ambiente, pois seu uso em áreas ambientais em risco, desmatamentos e outros, ajuda a monitorar e tomar ações com maior eficiência. Com o uso massivo destes sistemas por pessoas e empresas, tanto para trabalhos rotineiros, como escrever um artigo ou navegar na internet, quanto para controle de equipamentos autônomos de grandes corporações, aumenta-se a preocupação com a segurança que eles oferecem para proteger usuários e equipamentos contra os mais variados crimes cibernéticos.
Palavras-chave: sistemas operacionais, monitorar, risco, meio ambiente, segurança, crimes cibernéticos.
Abstract
This project aims to provide information on the advancement of operating system technology, its use for monitoring environmental areas and deforestation, and its security to prevent cybercrimes. Analysis of the use of operating systems in recent years, characteristics, features, advantages and disadvantages and comparisons between the most used operating systems in the same period. Its application in several areas, such as the environment, as its use in environmental areas at risk, deforestation and others, helps to monitor and take actions with greater efficiency. With the massive use of these systems by people and companies, both for routine work, such as writing an article or surfing the internet, as well as for controlling autonomous equipment of large corporations, there is an increasing concern with the security they offer to protect users and users. equipment against the most varied cybercrimes.
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO
Um sistema operacional, em sua definição mais básica, é o software que permite a um usuário executar aplicativos em um dispositivo. Ajuda a gerenciar recursos de hardware e a oferece suporte a funções básicas, como controle de periféricos.
2 – SISTEMAS OPERACIONAIS
2.1 – Sistemas Operacionais para Smartphones
À medida que o uso do telefone celular cresce em todo o mundo, também crescem as funcionalidades do dispositivo. Os smartphones atendem às necessidades dos consumidores por telefones celulares potentes. Um smartphone pode ser visto como uma plataforma de computação híbrida. Para atender à crescente demanda por dispositivos portáteis de multifunções, os sistemas operacionais tiveram que se adequar para serem mais versáteis e leves, dando criação aos Sistemas Operacionais Móveis. Os sistemas operacionais móveis mais comuns usados por smartphones incluem Android da Google, iOS da Apple, Windows Phone da Microsoft, Symbian OS da Nokia, BlackBerry OS da RIM e outros.
Android é um sistema operacional baseado em Linux, desenvolvido pela Android Inc, que teve apoio financeiro da Google e que mais tarde a comprou. Tem o apoio da Open Handset Alliance, um consórcio formado por 86 empresas de diversos ramos da tecnologia dedicadas ao avanço dos padrões abertos para dispositivos móveis. Em 2007, a Google libera o código do Android como código-fonte aberto, tornando sua manutenção, desenvolvimento e utilização mais fácil.
iOS, que já foi chamado de iPhone OS, é desenvolvido e mantido pela Apple Inc. Inicialmente havia sido lançado para funcionar em iPhone e iPod Touch, porém teve suas funcionalidades estendidas para outros dispositivos Apple, como iPad e Apple TV. O iOS é um sistema proprietário fechado, ou seja, não permite sua utilização em aparelhos que não sejam da Apple. Sua interface é baseada no conceito de manipulação direta, usando gestos multi-touch.
Windows Phone, desenvolvido pela Microsoft, sucessor do Windows Mobile, teve foco no mercado consumidor. Sua interface é derivada da Metro UI, também da Microsoft, que possui uma característica de organização em blocos, baseado em Tipografia. Teve início no ano de 2010 e sofreu várias atualizações até chegar, em 2015, no Windows 10 Mobile, que teve uma maior integração e unificação com o PC. Devido a um grande prejuízo e diminuição da participação do mercado, em 2017 o Windows Phone foi descontinuado e a Microsoft focou na integração com o Android e iOS.
Symbian, um dos primeiros sistemas para dispositivos móveis, foi desenvolvido pela Symbian Ltd. Foi o mais popular sistema para smartphone até o final de 2010, quando foi ultrapassado pelo Android. Como um sistema fechado e sem muitos apoiadores, a Symbian não possui integração entre suas versões de aplicativos, diminuindo, ao longo do tempo, sua capacidade de evolução. A Nokia era sua principal mantedora em Smartphones, mas devido a uma parceria com a Microsoft, a partir de 2011, passa a usar o Windows Phone nos dispositivos. Em 2015, todos o suporte a Symbian foi oficialmente encerrado.
BlackBerry OS, desenvolvida e projetada pela Research In Motion (RIM), é um sistema proprietário para utilização em dispositivos da BlackBerry. Conhecido por seu uso empresarial, tinha foco na segurança, recursos de multitarefa e interoperabilidade com infraestruturas de e-mail corporativo.
O gráfico a seguir mostra um comparativo entre os sistemas operacionais mais utilizados nos anos de 2016 a 2018.
[pic 1]
Pode-se observar que, ao longo dos anos, há um crescente aumento para os que usam Android e iOS, enquanto o restante perde uma parcela do mercado.
...