PIM I - TERMINAL INFORMATIVO DA SAÚDE: FEBRE AMARELA
Por: mreisdorfer • 13/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.754 Palavras (8 Páginas) • 264 Visualizações
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
TERMINAL INFORMATIVO DA SAÚDE:
Febre Amarela
UNIP
2018
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
TERMINAL INFORMATIVO DA SAÚDE:
Febre Amarela
Nome: ????
RA: ????
Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas
UNIP
2018
Resumo
Com o crescente aumento de casos de Febre Amarela no País faz-se necessário a disseminação de informações para as camadas mais baixas da sociedade onde a informação nem sempre chega de forma rápida e verdadeira. O presente trabalho teve por objetivo fomentar um ponto de referência de informações sobre a doença disponibilizando para a população mais uma ferramenta de acesso a informações, tais como calendário de vacinação e principais pontos de foco da incidência doença no município, estado e Brasil através de totens informativos disponibilizados nas escolas da rede pública.
Palavras-chave: Febre amarela, informação, totem
Abstract
With the increasing number of cases of Yellow Fever in the Country, it is necessary to disseminate information to the lowest layers of society where information does not always arrive in a fast and truthful way. The objective of this study was to promote a reference point of information about the disease, making available to the population another tool for access to information, such as the vaccination schedule and main points of focus of disease incidence in the municipality, state and Brazil through totems available in public schools.
Key words: Yellow fever, information, totem
Sumário
1 A NATUREZA E A TECNOLOGIA 7
2 TERMINAL INFORMATIVO 7
2.1 TOTEM 7
2.2 SISTEMA OPERACIONAL 8
2.3 SOFTWARE 9
3 ESTATISTICA DA FEBRE AMARELA 11
4 CONCLUSAO 16
5 REFERENCIA BIBIOGRAFICA 17
Introdução
Com o advento da informática as notícias deixaram ser meramente impressas em jornais e revistas e passaram a ser disseminadas de forma virtual pela internet através de sites e blogs que informam direta ou indiretamente seus leitores. Desta maneira as notícias veiculadas por estes podem conter informações verdadeiras ou não.
A fonte de informação nem sempre é checada para averiguar a autenticidade dos fatos mostrados o que pode ocasionar uma má interpretação ao leitor direcionando a uma opinião tendenciosa.
Com o intuito de trazer informações verídicas objetiva-se com este projeto fomentar uma fonte de segura de informações sobre a doença da febre amarela nas principais regiões de incidência , bem como orientar a população em geral através de totens ecológicos distribuídos nas principais escolas da rede pública abrangendo uma parcela da população sem acesso a tecnologias de ponto, informando calendários de vacinação, modos de prevenção e distribuição dos principais focos da doença no município, estado e Brasil.
A NATUREZA E A TECNOLOGIA
Com a atenção mundial voltada para o impacto dos recursos tecnológicos no meio ambiente e preocupados com o consumo de energia, uso de matéria prima e de substâncias menos toxicas na fabricação de equipamentos surgiu em meados de 2000 a pratica de TI Verde nas empresas.
De acordo com Lunardi (2018) a TI Verde não é um conceito bem definido, nem um conjunto de práticas uniformes aceitos, ela está associada as tecnologias e iniciativas para reduzir os custos de energia, refrigeração e estado real com as operações de TI.
A TI Verde segundo Salles (2016) é vista como uma abordagem e sistemática para enfrentar os desafios da infraestrutura de TI, dos impactos ambientais das atividades de TI, do suporte de TI para as práticas empresariais ambientalmente corretas e do papel de TI na economia de baixo carbono.
Com essa questão em mente, pretende-se usar técnicas de sustentabilidade ambiental para que cause o menor impacto ao meio ambiente empregando o reaproveitamento de matérias na confecção dos gabinetes dos totens, reaproveitamento de peças de computadores e o emprego de monitores de LCD que consumam o mínimo de energia.
TERMINAL INFORMATIVO
O terminal informativo será composto pelo totem, sistema operacional, software informativo. O sistema informativo (software) estará ancorado na internet, utilizando-se do browser como principal e única ferramenta da pesquisa.
TOTEM
O terminal de totem será o modelo de terminais empregados em agencias de autoatendimento de bancos, criado para ser utilizado pelo usuário em pé em locais cobertos, próximo a uma fonte de energia elétrica e ethernet, distribuído nas escolas da rede pública.
Sua fabricação será em madeira do tipo laminado OSB, feitas a partir de madeiras de reflorestamento, conforme ilustrado na Figura 1.
[pic 1]
Figura 1 - Esquema do Totem
SISTEMA OPERACIONAL
O sistema operacional que será utilizado é o BrowserLinux (Figura 2) que é composto somente por um navegador de internet. O sistema será modificado para que o navegador inicia-se automaticamente quando o equipamento for conectado. Com essa medida pretende-se manter as informações sobre a febre amarela atualizadas imediatamente quando inseridas na página do projeto.
As atualizações dos dados serão feitas numa central a ser definida pelo projeto através da WWW.
[pic 2]
...