Febre Amarela
Artigos Científicos: Febre Amarela. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yngrid • 24/5/2013 • 301 Palavras (2 Páginas) • 2.376 Visualizações
Febre Amarela
A febre amarela é uma doença provocada pelo flavivírus, encontrado em primatas que habitam regiões de florestas. Sua transmissão aos seres humanos pode ocorrer de duas formas, sendo a primeira pela picada da fêmea do Aedes Aegypti, desde que o inseto esteja contaminado e a segunda forma ocorre através da picada do mosquito Haemagogus, ela não é transmitida de uma pessoa para outra, e sim quando o mosquito infectado pica uma pessoa saudável que não tenha tomado vacina.
Sendo seus principais sintomas, febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular muito forte, cansaço, calafrios, vômito e diarreia aparecem, em geral, de três a seis dias após a picada (período de incubação). Aproximadamente metade dos casos da doença evolui bem. Os outros 15% podem apresentar, além dos já citados, sintomas graves como icterícia, hemorragias, comprometimento dos rins (anúria), hepatite e coma hepático, pulmão e problemas cardíacos que podem levar à morte. Uma vez recuperado, o paciente não apresenta sequelas.
Não existem medicamentos específicos para combater a doença. O tratamento consiste em hidratação e uso de antitérmicos que não contenham ácido acetilsalicílico. Casos mais graves podem requerer diálise e transfusão de sangue.
Existe vacina eficaz contra a febre amarela, que deve ser renovada a cada dez anos. Nas áreas de risco, a vacinação deve ser feita a partir dos seis meses de vida. De maneira geral, a partir dos nove meses, a vacina deveria ser recomendada para as demais pessoas, uma vez que existe a possibilidade de novos surtos da doença caso uma pessoa infectada pela febre amarela silvestre retorne para regiões mais povoadas onde exista o mosquito Aedes aegypti.
A vacinação é recomendada, especialmente, aos viajantes que se dirigem para localidades, como zonas de florestas e cerrados, e deve ser tomada dez dias antes da viagem para que o organismo possa produzir os anticorpos necessários.
...