PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL PARA UMA ONG
Por: Louise Toledo • 11/4/2021 • Trabalho acadêmico • 1.230 Palavras (5 Páginas) • 399 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como fim desenvolver um projeto de inclusão Digital para
uma ONG apresentando as melhores soluções de Hardware e Software existentes e
suas aplicações.
Engloba conceitos básicos de Inclusão digital, da informática e sua
importância atualmente, bem como os melhores Hardwares e Sistemas operacionais
para o projeto atual.
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2 ANALISANDO O PROBLEMA
2.1 Importância da informática nos dias atuais.
Computadores nos mostram um novo jeito de aprender e ver o mundo.
Quando se aprende a lidar com os computadores novos horizontes se abrem na vida
do usuário.
Essas máquinas tornaram-se agentes de um universo de transformações na
sociedade, onde a informação é o bem mais valioso, e onde as distâncias se
tornaram irrelevantes.
No Mundo Globalizado em que vivemos atualmente, é impossível ignorarmos
a informática. A rapidez necessária na busca e troca de informações não seria
possível sem os avanços tecnológicos. A tecnologia tem nos cercado por todos os
lados seja na rua, no trabalho, nas escolas e em nossas próprias casas. Cada vez
mais os computadores mostram um novo jeito de aprender e ver o mundo, essas
máquinas tornaram-se agentes de um universo de transformações na sociedade,
onde a informação é o bem mais valioso, e onde as distâncias se tornaram
irrelevantes.
A Tecnologia causa mudanças, não somente naquilo que fazemos, mas em
nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos e no nosso
relacionamento com o mundo. Portanto, vivemos em um mundo tecnológico, onde a
Informática é uma das peças principais, sendo assim seu ensino torna-se
indispensável.
É fundamental trazer o universo digital para o dia a dia das crianças e
adolescentes. Essa inclusão digital, mesmo precoce, auxilia na formação do perfil do
profissional do futuro, tendo em vista as transformações decorridas dos avanços
tecnológicos no mercado de trabalho, mostrando através da breve história da
informática e sua evolução os fatores a levaram a se tornar parte essencial do nosso
cotidiano. Motivo pelo qual todos devem estar preparados para lidar com a máquina
e conseguir extrair dela o seu melhor, ao passo em que ambos crescem e evoluem
juntamente com a tecnologia.
Para nos localizarmos um pouco mais, vejamos o que seria tecnologia.
Goodman & Sproull (1990) definem tecnologia como sendo o conhecimento de
relações causa-efeito contido (embutido) nas máquinas e equipamentos utilizados
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para realizar um serviço ou fabricar um produto. Para usuários leigos da palavra,
tecnologia significa o conjunto particular de dispositivos, máquinas e outros
aparelhos empregados na empresa para a produção de seu resultado.
2.1.1 A importância do ensino de informática para as crianças
Um dos objetivos da introdução dos computadores na vida das crianças é que
esta tecnologia estimule suas mentes e potencializa seu desenvolvimento
intelectual, paralelamente ao seu desenvolvimento psicossocial, uma vez que sua
coordenação motora esta se estabelecendo concomitantemente a seus gostos e
relações sociais.
A proposta de utilizar computadores no processo educativo desde as series
iniciais é de Seymour Papert, pois segundo sua proposta o computador iria “ampliar
a escola”, revolucionar a educação e reformular a mente das crianças. Influenciado
pelo psicólogo e filosofo Jean Piaget, Papert afirma ter combinado complexas teorias
de desenvolvimento infantil de Piaget com seu próprio trabalho no campo da
inteligência artificial.
No sistema nacional brasileiro a implantação de computadores nas escolas é
mais comum a partir do início do ensino fundamental, embora algumas instituições
iniciem esse processo desde a educação infantil, o que, no entanto, não representa
um número expressivo. Segundo a realidade brasileira, os primeiros contatos da
criança com o computador em seu processo de aprendizado se darão,
aproximadamente, a partir dos seis anos de idade.
Para a inicialização da criança com o computador, é missão da escola é
atender a esse aprendiz, tornando significativo o seu aprendizado, enfatizando o
“aprender” não o “ensinar”, pois o conhecimento provoca mudanças e
transformações.
Cabe ao educador tornar o computador uma parte do ambiente natural da
criança, explorando todas as possibilidades que o computador lhes oferece, assim
como afirmava Papert, trabalhando principalmente os softwares, em que grande
parte
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