Portifolio
Por: MailsonMP • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.021 Palavras (5 Páginas) • 283 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVO
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 Diagrama de Classes
3.2 Projeto Banco de Dados – Lógico e Conceitual
3.3 Algorítimo em C#
4 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Com base em um cenário fictício de uma empresa denominada “AlugaBuggy”, procurou-se apresentar soluções tecnológicas para que essas metas pudessem ser atingidas.
- OBJETIVO
Baseado no cenário proposto, será desenvolvido uma produção textual interdisciplinar com o seguinte objetivo:
- Implementar os cadastros e rotinas para o desenvolvimento do sistema de locadora de buggys, utilizando a linguagem c#;
- Criar o banco de dados para o armazenamento e manipulação das informações;
- Desenvolver as técnicas de análise de sistemas e engenharia de software;
- DESENVOLVIMENTO
- DIAGRAMA DE CLASSES
Diagrama de Classes é uma representação da estrutura e relações das classes que servem de modelos para os objetos. É uma modelagem muito útil para o desenvolvimento de sistemas, pois define todas as classes que o sistema necessita possuir e é uma base para a construção de diagramas de comunicação, sequência e estados.
Baseado no cenário proposto segue abaixo o Diagrama de Classes, onde temos uma classe cliente, buggy, tipo-buggy e reserva.
[pic 14]
Figura 1 - Diagrama de Classes – Aluga Buggys
- PROJETO BANCO DE DADOS – LÓGICO E CONCEITUAL
Um modelo de dados é uma descrição dos tipos de informações que estão armazenadas em um banco de dados. Dentre as técnicas utilizadas para a construção dos modelos utiliza-se a linguagem de modelagem de dados, que podem ser gráficas ou textuais.
Baseado no cenário proposto e utilizando o diagrama de classe, vamos criar o projeto de banco de dados no modelo conceitual e lógico.
No modelo conceitual neste modelo é de extrema importância ouvir o cliente/usuário e abstrair da conversa o que é realmente útil para implementar na sua solução. Deve-se conhecer as técnicas de modelagem a fim de representar o problema de forma conceitual antes de iniciar a implementação.
Abaixo segue a figura da implementação da modelagem de dados conceitual para a locadora de buggys:
[pic 15]
Figura 2 - Modelo Conceitual de Banco de Dados – Locadora Aluga Buggy
O modelo lógico é o resultado ou produto da conversão de um modelo conceitual para um determinado tipo de banco de dados, nesta fase do processo de modelagem de banco de dados, o projetista já deve ter conhecimento do tipo de banco de dados no qual o projeto será implementado.
Abaixo segue a figura da implementação da modelagem de dados lógica para a locadora de buggys:
[pic 16]
Figura 3 - Modelo Lógico de Banco de Dados – Locadora Aluga Buggy
Os modelos de banco de dados no modelo conceitual e lógico foram desenvolvidos na ferramenta case BrModelo. O BrModelo é uma ferramenta freeware (gratuita) voltada para o ensino de modelagem em banco de dados relacional com base na metodologia defendida por Carlos A. Heuser no livro “Projeto de Banco de Dados”.
- ALGORÍTIMO EM C#
O algoritmo a seguir, foi construído com a linguagem C# (Cê-Charp) e utilizou como IDE o Visual Studio Express 2012 For Windows Desktop. Com base no cenário da “Aluga Buggy”, com objetivo de fazer o controle da chegada e saída dos veículos. Para tanto, havia duas opções: uma lista do tipo fila ou utilizando uma pilha. Optamos pela fila onde os primeiros buggys que chegassem seriam os primeiros a sair.
...