Princípios de sistemas de informação: uma abordagem gerencial
Por: Gui12 • 27/7/2015 • Monografia • 1.048 Palavras (5 Páginas) • 392 Visualizações
STAIR, R. M.; REYNOLDS, G. W. Princípios de sistemas de informação: uma abordagem gerencial. Trad. F. Soares; G. Mega; I. Sucupira, Cengage Learning, São Paulo, 2009.
CAPÍTULO 1
INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
“Sistema de informação é um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, manipulam e disseminam dados e informações para proporcionar um mecanismo de realimentação para atingir um objetivo” (p. 4).
CONCEITO DE INFORMAÇÃO
/ Dados são compostos por fatos básicos (ex: nome, idade, horas trabalhadas), quando esses fatos são organizados de maneira significativa, eles se transformam em informações, que diz respeito a um conjunto de fatos organizados de forma a adquirir valor adicional. Por exemplo: uma empresa possui o dado de que vendeu 100 mercadorias na semana, se ela aliar esse dado com o de que vendeu 80 na semana retrasada, ela pode chegar à conclusão de que suas vendas aumentaram 25%, o que é uma informação. /
/ A transformação de dados em informações é um processo ou conjunto de tarefas desenvolvidas para atingir um resultado definido. O processo de definição de relações entre os dados requer conhecimento, que é o entendimento de um conjunto de dados e formas de torná-los úteis para apoiar uma decisão. /
“Portanto, as informações podem ser consideradas dados tornados mais úteis graças à aplicação de conhecimento” (p. 6).
CARACTERÍSTICAS DAS INFORMAÇÕES VALIOSAS
- Para que se tenham informações valiosas, é preciso que elas sejam:
- Precisas (que não contenham erros)
- Completas (que contenha todos os fatos importantes)
- Econômicas (os tomadores de decisões devem sempre equilibrar o valor das informações e o custo de produzi-las)
- Flexíveis (que possam ser usadas para diversos propósitos)
- Confiáveis (depende do método de coleta de dados e da fonte de informações)
- Relevantes (que seja importante para o tomador de decisões)
- Simples (que não sejam exageradamente complexas)
- Contemporâneas (a informação pode ser nova e atual, nova e não atual, velha e atual e velha e não atual)
- Verificáveis (que possam ser checadas se preciso)
- Seguras (com relação ao acesso de usuários não autorizados)
CONCEITOS DE SISTEMAS E MODELAGEM
“Um sistema é um conjunto de elementos ou componentes que interagem para atingir objetivos” (p. 7).
/ A fronteira do sistema defini o sistema e o diferencia do ambiente; a forma como elementos do sistema são organizados ou arranjados é denominada configuração. /
TIPOS DE SISTEMAS
- Os sistemas podem ser classificados segundo diversas dimensões:
- Simples/complexo (número de componentes, inter-relações e interconexões)
- Aberto/fechado (interação com o meio ambiente)
- Estável/dinâmico (influência às mudanças ao longo do tempo – se sofre mudanças ou não ao longo do tempo)
- Adaptativo/não adaptativo (sujeição às mudanças – se pode ou não mudar em resposta a mudanças no meio ambiente)
- Permanente/temporário (relação com o tempo)
PADRÕES E DESEMPENHO DE SISTEMAS
/ O desempenho de sistemas pode ser medido de diversas maneiras: (1) eficiência é uma medida do que é produzido dividido pelo que é consumido; (2) eficácia é a medida de quanto um sistema atinge seus objetivos, ou seja, a divisão de objetivos atingidos pelo total de objetivos estabelecidos /
VARIÁVEIS E PARÂMETROS DE SISTEMA
/ Uma variável de sistema é o item que pode ser controlado pelo tomador de decisões, por exemplo, o preço que de uma mercadoria. Já um parâmetro de sistema é o valor que não pode ser controlado, como, por exemplo, o custo de matéria-prima. /
MODELAGEM DE UM SISTEMA
/ Quando se precisa testar diferentes relações e seus efeitos, utiliza-se modelos de sistemas, que são simplificados em vez de reais. “Um modelo é uma abstração ou aproximação usada para representar a realidade. Os modelos nos permitem explorar e melhor entender situações do mundo real” (p. 11). /
- Tipos de modelos:
- Modelo narrativo (se baseia em palavras, sendo, portanto, um modelo lógico e não físico. Ex: descrições verbais ou escritas da realidade)
- Modelo físico (é uma representação tangível da realidade, por exemplo, uma maquete de uma construção)
- Modelo esquemático (é uma representação gráfica da realidade. Por exemplo, gráficos, diagramas, ilustrações, figuras ou um gráfico mostrando projeções financeiras)
- Modelo matemático (é uma representação aritmética da realidade, como, por exemplo, uso de fórmulas)
SISTEMA DE INFORMAÇÃO
“[...] um sistema de informação é um conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam (processo) e disseminam (saída) dados e informações e oferecem um mecanismo de realimentação para atingir um objetivo” (p. 12).
- Entrada: é a atividade de capturar dados básicos, podendo ser manual ou automática, um leitor de código de barras, por exemplo, é uma forma de coletar dados automaticamente.
- Processamento: é a conversão ou transformação de dados em saídas úteis.
- Saída: envolve a produção de informações úteis, em geral na forma de documentos e relatórios. Em alguns casos a saída de um sistema pode ser a entrada de outro.
- Realimentação: é a utilização da saída para alteração, ou para melhor entendimento do sistema. A retroalimentação também é importante para os tomadores de decisões.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS EM COMPUTADORES (SIBC)
“[...] é composto por hardware, software, bases de dados, telecomunicações, pessoas e procedimentos configurados para coletar, manipular, armazenar e processar dados em informações” (p. 15).
...