Programação estruturada I
Seminário: Programação estruturada I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samuelsander • 1/10/2014 • Seminário • 1.112 Palavras (5 Páginas) • 220 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
1ª Série
Programação Estruturada I
A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo professor, e que tem por objetivos:
Favorecer a autoaprendizagem do aluno.
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado.
Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício profissional.
Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a realidade.
Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem
Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.
Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.
AUTORIA:
Ivair Teixeira
Faculadede Anhanguera de Valinhos
Rodrigo Amaral Rocha
Faculdade Anhanguera de Valinhos
CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 1ª Série - Programação Estruturada I
Ivair Teixeira, Rodrigo Amaral Rocha
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências
e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.
Iniciar, projetar, desenvolver, validar e gerenciar qualquer projeto de software.
Identificar, analisar, documentar e solucionar problemas e necessidades passíveis de
solução via computação.
Desenvolver pesquisa científica e tecnológica.
Saber conciliar teoria e prática.
Produção Acadêmica
Relatório 1 – Planejamento Inicial. Contendo um esboço do programa em português
estruturado, com uma descrição das ações e variáveis necessárias ao aplicativo básico.
Relatório 2 – Comando system(). Listagem com as opções da função system( ) que
podem ser utilizadas no aplicativo de forma criar uma interface mais agradável.
Relatório 3 – Aplicativo básico. Contendo o código fonte e telas do aplicativo básico,
que utiliza os comandos de atribuição, leitura, escrita e a estrutura de seleção, para
realizar as funcionalidades propostas nas etapas 1 e 2.
Relatório 4 – Algoritmos Avançados. Contendo a descrição das técnicas utilizadas
para realizar as opções: Fatorial, Eponenciação e Raiz quadrada.
Relatório 5 Aplicativo Final. Contendo o código fonte e telas do aplicativo avançado,
que utiliza as estruturas de iteração e as estruturas de dados compostas para
complementar o aplicativo com as funcionalidades propostas nas etapas 3 e 4.
Participação
Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em
equipes de 4 a 5 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina.
Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.
DESAFIO
A matemática e a informática são áreas que estão fortemente relacionadas e apresenta
constante evolução, muitas vezes, decorrente da influência que existe entre elas. De um lado,
o avanço da computação foi alavancado pela crescente necessidade de programas voltados a
resolução de problemas matemáticos. De outro, a alta capacidade de cálculo dos
computadores permite explorar aplicações da matemática que seriam inviáveis se realizadas
por operações puramente manuais.
O desafio proposto consiste na elaboração de um aplicativo, em linguagem de
programação C, que apresenta uma calculadora que ofereça operações básicas nas etapas 1 e
2 e mais avançadas nas etapas 3 e 4 da ATPS. A elaboração do aplicativo pode ser
segmentada para ser planejada, codificada e testada por etapas, de forma incremental e
evolutiva. A tela inicial do aplicativo deve exibir ao usuário um menu com as operações e
receber do usuário a opção desejada. Na sequência são solicitados os parâmetros para aquela
operação, por exemplo, se o usuário escolheu a opção de soma, deverá haver a entrada dos
dois números, para concluir o cálculo e apresentar o resultado obtido. Após isso o programa
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Ivair Teixeira, Rodrigo Amaral Rocha
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fica em pausa com a apresentação da mensagem: “Pressione qualquer tecla para continuar”. No final de cada operação o aplicativo deve limpar a tela e retornar ao menu principal.
Objetivo do Desafio
Implementar uma calculadora via programação em Linguagem C . Deverá ser
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