Projeto Para Professor Orientador De Educação Digital
Por: ROBSON ULISSES CORREIA • 12/9/2023 • Projeto de pesquisa • 1.470 Palavras (6 Páginas) • 85 Visualizações
PROJETO PARA PROFESSOR ORIENTADOR DE EDUCAÇÃO DIGITAL
(POED)
SÃO PAULO
2019
APRESENTAÇÃO DO CANDIDATO
Kelly Cristina Ribeiro Ventura, 34 anos, professora de inglês na rede municipal de São Paulo, desde 2013. Formada em Letras (licenciatura português/inglês), Pedagogia e atualmente cursando a licenciatura em Espanhol. Pós-graduada em Psicopedagogia Infantil e certificada em cursos de extensão de Docência e Mediação Pedagógica e Ensino da Educação Infantil. Certificada também em conhecimentos básicos de informática Windows e Office. Quanto às características de perfil encontram-se a adaptabilidade, dinamismo, responsabilidade, auto exigência, dedicação, interatividade, criatividade, organização e pretensão para articular projetos que visem a interdisciplinaridade e transversalidade dos conteúdos curriculares por meio da tecnologia para o desenvolvimento do aprendizado.
“O computador não é um facilitador e sim um mediador da aprendizagem, onde o processo de formação do outro seja a nossa luz, ou seja, nossa auto formação.” (Fernando José de Almeida)
INTRODUÇÃO
A educação por meio de Tecnologias para Aprendizagem para o Projeto de Professor Orientador de Educação Digital na EMEF Paulo Duarte, será norteada pelo Currículo da Cidade de São Paulo e suas Orientações Didáticas voltadas para o Ensino Fundamental. Para tanto é importante ressaltar que “(...) os princípios que visam à garantia da equidade, colaboração, continuidade, relevância, contemporaneidade, educação integral e educação inclusiva pressupõe o respeito e a valorização da diversidade, a qual nos constitui como sujeitos e cidadãos de uma cidade multifacetada.” (Orientações Didáticas, 2018)
Para tanto o planejamento do projeto visará a Matriz de Saberes considerando o pensamento científico, crítico e a criatividade, resolução de problemas, comunicação, autoconhecimento e cuidado, autonomia e determinação, diversidade, responsabilidade e participação, empatia e colaboração e repertório cultural, a fim de fortalecer os Projetos Político-Pedagógicos (PPP), olhando para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e garantindo a aprendizagem dos estudantes.
OBJETIVO
Construir conhecimentos a partir de um encadeamento de ações, que levarão os estudantes a buscarem informações diversas com o objetivo de elucidar ou solucionar tais aspectos, a partir dos dados coletados, desenvolvendo interpretações e atribuições de significados baseando-se em seus próprios referenciais e saberes prévios. Trabalhar práticas nos espaços de ensino aprendizagem permitindo os estudantes interagirem com uma variedade de situações e desafios próximos ao cotidiano deles, utilizando as tecnologias para esse fim. Os eixos que nortearão as aulas de Tecnologias para a aprendizagem, baseiam-se no Currículo da Cidade: programação, letramento digital e TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), promovendo assim a integração das áreas do conhecimento por meio de seu caráter interdisciplinar e transdisciplinar.
Assim todo o processo de construção a partir do currículo da cidade visará o comprometimento, a compreensão, a apropriação, participação e ressignificação dos processos, para que os estudantes se tornem protagonistas de seu saber e cidadãos atuantes na sociedade.
METODOLOGIA
Um dos eixos estruturantes das TPA é a programação. Em todas as tarefas e decisões diárias fazemos uso de repetições e condições, somos por natureza, programadores. Essa lógica aplica-se também em programas computacionais por meio da linguagem de programação.
“Adotar a linguagem de programação enquanto uma prática pedagógica a ser desenvolvida ao longo de um processo de aprendizagem implica prever, em algum momento, uma atividade que foque a descrição de um conjunto de ações encadeadas a serem realizadas por um computador ou por outro dispositivo digital.” (Orientações Didáticas, 2018)
Essas ações variam de acordo com o conhecimento prévio dos estudantes, assim como suas necessidades de aprendizagem e criatividade, possibilitando o trabalho com animações narrativas, estruturação de jogos, desafios entre outras atividades.
A proposta do currículo envolve também o princípio da robótica como ferramenta pedagógica para auxiliar professores e estudantes na aprendizagem e ensino de diferentes conteúdos dos componentes curriculares. Dentre esse princípio há também a cultura Maker, como uma possibilidade educativa que visa a interação entre pessoas e compartilhamento de informações.
O Currículo estrutura-se nos conceitos de Educação Integral, Equidade e Educação Inclusiva, para este último, as tecnologias, são recursos favoráveis à superação de barreiras, por possibilitarem o acesso e participação, em especial aos estudantes com deficiência, nas atividades desenvolvidas nos diferentes espaços escolares. Nesse caso, serão trabalhados softwares disponíveis no sistema operacional do Laboratório de Informática que possibilitem a aprendizagem inclusiva.
O planejamento se dará como instrumento de orientação e percurso mas sem ser considerado algo estático, mas sim irá contemplar as concepções e os princípios norteadores e objetivos de aprendizagem do Currículo de TPA, identificando assim o conhecimento e conteúdo adequado de cada ciclo/ano.
O processo pelo qual esse projeto se desenvolverá passará por determinadas estratégias de ensino para Tecnologias de aprendizagem, as quais são: cultura digital, protagonismo, colaboração, pensamento reflexivo, invenção e investigação e autonomia.
Antes do desenvolvimentos dessas estratégias, será importante primeiramente realizar um diagnóstico das turmas, para recolhimentos de informações dos conhecimentos que os estudantes já possuem acerca de determinados conteúdos/temas, que aprenderam na escola ou fora dela. Esse diagnóstico será feito por meio de questionários, rodas de conversa, “quizzes” dinâmicas, brainstorming ou qualquer outra estratégia que promova a reflexão coletiva sobre esses saberes.
O método aqui considerará mais importante o processo do que o produto final, pois são neles que os objetivos
...