PROJETO NÃO-FORMAL: Inclusão Digital como forma de Transformação Social
Por: leandropinheiro • 23/5/2015 • Projeto de pesquisa • 6.142 Palavras (25 Páginas) • 357 Visualizações
PROJETO NÃO-FORMAL: Inclusão Digital como forma de Transformação Social
Atividade desenvolvida tendo por objetivo a obtenção da nota parcial da 2ª Verificação de aprendizagem da disciplina de Prática de Ensino II – Estágio Supervisionado, ministrado pelo professor Rômulo José Francisco de Oliveira Júnior ao semestre 2008.1
Alunos envolvidos:
• Flávia França
• Leandro Pinheiro
Recife - 2008
SUMÁRIO
• Justificativa................................................................................................4
• Objetivos...................................................................................................5
• Metodologia...............................................................................................6
• Recursos Humanos...................................................................................7
• Avaliação...................................................................................................8
• Metodologia das aulas...............................................................................9
• Planos de aulas do módulo ética e cidadania..........................................10
• Considerações finais................................................................................18
• Bibliografia................................................................................................19
• Anexos.......................................................................................................20
INCLUSÃO DIGITAL COMO FORMA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
JUSTIFICATIVA
O presente trabalho tem como objetivo apresentar propostas de inclusão social e digital aplicado à Escola Estadual Custódio Pessoa, fica localizada no centro do Bairro de Paratibe, na Cidade do Paulista, Região Metropolitana do Recife. A Escola Custódio Pessoa foi fundada em 1952, em tempos que funcionava como uma escola agrícola. A principal população atendida por seus serviços são os moradores dos bairros de: Paratibe, Arthur Lundgren I e Arthur Lundgren II, onde será apresentada a proposta de inclusão social.
OBJETIVOS
GERAL:
O objetivo do projeto é democratizar o acesso às tecnologias da informação. criando condições para que esse acesso possa servir de ferramenta de transformação social dos novos usuários por meio da capacitação nas escolas.
Fomentando, criando e mantendo um mercado interno que seja capaz de absorver a mão-de-obra capacitada e qualificada a ser gerada, as aulas serão ministradas utilizando o processo de interdisciplinaridade aliando informática e outras disciplinas como Português, sociologia, história, geografia e inglês farzendo com que a inclusão social não se perca na falta de acesso a um mercado preparado para recebê-la.
ESPECÍFICOS:
Desenvolver a cultura de Software Livre é um passo importante no processo de desenvolvimento da Inclusão Digital e este é o objetivo principal do projeto.
A adoção de Software Livre pela comunidade é um fator de transformação que deve ser esclarecido, planejado, implantado e suportado de forma sustentável. Os trabalhos a serem realizados servirão para motivar a comunidade a conhecer e usar Software Livre no seu dia-a-dia.
METODOLOGIA
O projeto é dividido em blocos, sendo eles estruturados e subdivididos por áreas:
A metodologia das aulas é aplicada de forma construtivista através de roteiros de aula apresentados pelos professores que posteriormente são desenvolvidos pelos alunos, construindo assim a partir da realidade de cada aluno como foi defendido por Paulo Freire.
[..] o processo educacional deve partir da realidade que cerca o educando. Não basta saber ler que "Éva viu a uva", diz ele. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho [...] Paulo Freire.
RECURSOS HUMANOS
• Estagiários;
• Professores de Informática, Sociologia, Português, geografia;
• Componentes da gestão escolar;
• Educandos;
A duração das atividades do Projeto de inclusão Social e Digital com cada turma de alunos é de um ano, e tem a colaboração da FACEPE, que disponibiliza bolsas no intuito de estimular o aluno a prosseguir com os estudos, a estrutura do corpo docente é basicamente formada por alunos da UFRPE que trabalham como voluntários.
Durante as cinco primeiras semanas nos módulos ética e cidadania, os jovens realizaram Planos de Estudo e discutiram a sua realidade com os professores provocando reflexões, planejamento de soluções e realizaram experiências na sua realidade, disseminando assim novas técnicas nas comunidades uma vez que é uma grande prioridade do projeto é formar disseminadores do saber .
Durante os módulos de informática, os jovens colocaram em prática com ajuda dos monitores os problemas as situações levantadas na realidade, da comunidade local e buscam novos conhecimentos para compreender e explicar a problemática do computador.
Os alunos serão integrados através dos cursos profissionalizantes junto a formação geral (interdisciplinaridade), a educação social e humana, e o desenvolvimento do espírito de trabalho em grupo. Assim a Pedagogia da Alternância, baseada na realidade profissional dos jovens, é a forma de vinculação do conhecimento teórico e prático, ou seja “aprender a aprender”.
AVALIAÇÃO
Avaliamos
...