Questões de Prova
Por: Allan Araujo • 1/10/2015 • Trabalho acadêmico • 5.872 Palavras (24 Páginas) • 232 Visualizações
[pic 1]
ATIVIDADE ESTRUTURADA
DISCIPLINA: INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
CURSO: MATEMÁTICA - LICENCIATURA
PROFESSOR: GIVANILDO FARIAS
NOME: ALLAN ARAUJO COELHO
6º PERÍODO
RA: 2014.01.28779-4
GUERRA DOS DETERGENTES
Esta simulação, com processamento e resultados informatizados, tem como meta um sistema de avaliação imparcial sem a interferência externa ou julgamento qualitativo.
Apesar de ser um exercício acadêmico e de simplificar bastante as variáveis envolvidas numa situação real, os critérios definidos para a simulação procuraram se aproximar o máximo possível da experiência real.
QUANTAS EMPRESAS DISPUTARÃO O JOGO
De acordo com o número de equipes formadas e todas elas iniciarão a disputa em condições semelhantes, ou seja, com a mesma estrutura, tamanho e posição financeira.
Cada empresa será representada por 3 marcas ocupando os principais segmentos do mercado de detergentes em pó. A partir daí, a competência de cada empresa e a forma de gerenciar as marcas e administrar os riscos, farão a diferença.
Segmentos do mercado de detergentes em pó.
Segmento | Qualidade | Preço |
Premium | Alta | Alto |
Intermediário | Média | Médio |
Básico | Baixa | Baixo |
PERFIL DO MERCADO
A Guerra dos Detergentes será disputada por empresas que atuam no mercado de detergentes em pó. A estratégia destas empresas está orientada diretamente para a qualidade do marketing de suas marcas.
Trata-se de um mercado competitivo e concentrado numa macro-região com potencial para 12 milhões de consumidores, inicialmente.
Estes consumidores pertencem a uma classe sócio-econômica diversificada (aproximadamente 20% para os produtos Premium, 30% para os produtos Intermediários e 50% para os produtos das marcas básicas, inicialmente), similar ao perfil de mercado da Grande São Paulo. Cada consumidor consome aproximadamente 1 kg de detergente em pó por mês.
Para simplificar a simulação, adotaremos que os produtos serão vendidos em caixas de detergente em pó de 1 kg e que cada consumidor consome 1 pacote/mês. O simulado terá 3 rodadas.
REGRAS DA SIMULAÇÃO
As regras seguem o cenário sócio-econômico brasileiro, próximo a realidade da cidade de São Paulo, sempre voltadas as situações específica do mercado concorrente. Neste conjunto de regras deve-se levar em conta um mercado concorrente no ramo varejista, onde o que prevalece a qualidade dos produtos, primordialmente, ao invés de preços menores em maiores quantidades de produtos vendidos.
DEMONSTRATIVO FINANCEIRO
O demonstrativo financeiro de cada empresa demonstrará o resultado da empresa após a tomada de decisão no Plano de Ação. O Demonstrativo é uma das ferramentas mais importantes para o administrador, pois é um dos controles da empresa. É a partir dela que o administrador toma as suas decisões, portanto um erro de leitura ou interpretação nesta planilha pode ser fatal para a empresa.
Esta planilha é gerada automaticamente pelo jogo e será entregue no começo da rodada seguinte.
PLANO DE AÇÃO
Na primeira rodada, a equipe precisará escolher o nome da empresa, o nome das suas 3 marcas de detergentes em pó e o diretor de cada área da empresa.
DECISÕES
As decisões são, sempre, tomadas em conjunto respeitando as regras preestabelecidas. Uma decisão completa a outra, é como se fosse uma engrenagem de um relógio onde as peças precisam estar lubrificadas (funcionários bem treinados e motivados, para desempenhar melhor seu trabalho) e alinhadas (empresa com foco e objetivo claro para todos).
DECISÕES DE PRODUÇÃO
As decisões de produção estão ligadas ao maquinário da fábrica dos produtos da empresa, onde é preciso decidir e pensar na redução de custos e otimização da produção, que consiste em melhor aproveitamento dos recursos de produção final do produto.
PRODUÇÃO DESEJADA
Para tomar essa decisão, a empresa deverá considerar alguns fatores, a saber: mercado, concorrência, custo operacional, custo de estoque, histórico de produtividade.
...