TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDES APEC

Tese: REDES APEC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Tese  •  3.053 Palavras (13 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 13

ATPS DE REDES

Aluno: R.A:

Brasília

Introdução

Neste trabalho vamos falar sobre os protocolos básicos de gerenciamento de redes de computadores, vamos falar sobre o MIB, iremos falar também sobre o SMNP, sobre os gerentes e agentes desse protocolo, vamos definir a importância do mesmo na área de tecnologia da informação, vamos falar sobre o CMIP e CMOT, descrevê-los e mostrar como é o funcionamento de cada um, dentre várias outras coisas.

Veremos também a respeito de software de gerenciamento de redes, alguns exemplos do mesmo e suas aplicações em infraestrutura de redes, falaremos sobre o monitoramento remoto, sobre alguns tipos de software de gerenciamento como os nagios, MRTG e NMAP.

Falaremos também a respeito de segurança em uma rede de computadores, mostraremos como são realizados os ataques, quais são os tipos de ataques e também como nos defendermos desses ataques.

Etapa 2

Passo 2

* Protocolos de gerenciamento de redes de computadores

A) Protocolo de Gerenciamento SMNP

* É um protocolo para o gerenciamento de dispositivos de rede em uma internet que utiliza o conjunto de protocolos TCP/IP. Ele fornece um conjunto de operações fundamentais para o monitoramento e manutenção de uma Internet.

* O SNMP é um protocolo de nível de aplicação,ou seja, da sexta camada do modelo OSI, no qual um pequeno número de estações-gerente controlam um conjunto de agentes. O protocolo é projetado no nível de aplicação, de modo que consiga monitorar dispositivos produzidos por diferentes

fabricantes e instalados em diferentes redes físicas.

* Graças ao SNMP as tarefas de gerenciamento de uma rede independem das características físicas dos dispositivos gerenciados, bem como da tecnologia de rede subjacente. Ele pode ser usado em uma internet heterogênea, composta por diversas LANs e WANs interligadas por roteadores de diferentes fabricantes.

A gerência de redes é dividida em três etapas:

* Coleta de dados: É um processo, em geral automático, que consiste de monitoração sobre os recursos gerenciados e que também são armazenados em arquivos de logs, onde se recolhem os dados para que possa fazer uma análise dos mesmos.

* Diagnóstico: Esta etapa consiste no tratamento e análise realizados a partir dos dados coletados. Também é feito a detecção da causa do problema no recurso gerenciado. O computador de gerenciamento executa uma série de procedimentos manuais ou automáticos (por intermédio de um operador ou não) com o intuito de determinar a causa do problema representado no recurso gerenciado, Nessa etapa é feita a análise dos dados e o diagnóstico do problema.

* Ação: Uma vez diagnosticado o problema cabe uma ação ou controle, sobre o recurso, nessa etapa serão tomadas as decisões após coletar os dados, saber qual o problema, é função dessa etapa tomar uma decisão para resolução do mesmo.

B)Bases de informações e gerenciamento MIB

Associado a cada um dos objetos da MIB, está o seu identificador, que nomeia este objeto. Esta identificação segue uma estrutura hierárquica, cuja convenção também serve para identificar os tipos dos objetos.

O

documento SMI, define quatro modos abaixo do modo Internet:

* Directory: esta sub-árvore é reservada para o uso futuro do X.500l;

* Mgmt: esta sub-árvore é utilizada para o objetos gerenciados definidos em documentos IAB aprovados;

* Experimental: esta sub-árvore é utilizada para identificadores de objetos gerenciados usados em experiências na Internet;

* Private: esta sub-árvore está reservada para a utilização de identificadores de objetos gerenciados definidos unilateralmente, por exemplo, por fabricantes que desejem ter seus próprios objetos.

Base de Informações Gerenciais

A MIB é uma base de dados, cuja estrutura é especificada pelo padrão SMI, Ela pode ser caracterizada como um banco de dados ativo, o que possibilita que os valores das suas variáveis sejam, não só recuperados, como também alterados.

Cada agente deve manter sua própria instancia da MIB, relacionada com os objetos que estão sendo gerenciados sob o seu domínio. O RFC 1213, define um conjunto de variáveis utilizadas para a monitoração e o controle de redes TCP/IP.

Para cada novo dispositivo a ser gerenciado, que não tenha sido previsto o seu gerenciamento, é necessário que seja definido um conjunto de novas variáveis, estendendo assim, a MIB-II original.

Estrutura hierárquica do MIB

iso(1)

org(3)

dod (6)

internet (1)

directory (1)

mgmt (2)

interfaces(2)

mib-2 (1)

system (1)

at (3)

ip (4)

icmp (5)

tcp (6)

udp (7)

egp (8)

transission(10)

snmp(11)

experimental (3)

private (4)

enterprises(2)

C)Protocolo de Gerenciamento CMIP

Enquanto o CMIS define os serviços para operações de

gerenciamento, o CMIP define provedores para a transmissão de informações de gerenciamento e define a sintaxe para o serviço de gerenciamento do CMIS. O CMIP é definido em termos de unidades de dados do protocolo CMIP que são trocadas entre iguais CMISEs levando do serviço CMIS.

Para entender a operação do CMIP, precisamos vê-lo no contexto com o uso do serviço CMISE e os serviços em que o CMISE confia. O CMIS prever sete serviços para executar operações de gerenciamento, na forma primitiva de serviço. Em adição,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com