Realidade Aumentada Monografia
Por: bl0w • 29/2/2016 • Dissertação • 13.010 Palavras (53 Páginas) • 547 Visualizações
VITOR HUGO ESTEVES DE SOUZA
APLICAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA PARA SIMULAÇÃO DE CONSTRUÇÕES
VITOR HUGO ESTEVES DE SOUZA
APLICAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA PARA SIMULAÇÃO DE CONSTRUÇÕES
Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em ciência da computação apresentado à Universidade Paulista – UNIP. |
Orientador: Prof. Msc. Jonathan Gustavo Rogeri
VITOR HUGO ESTEVES DE SOUZA
APLICAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA PARA SIMULAÇÃO DE CONSTRUÇÕES
Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em ciência da computação apresentado à Universidade Paulista – UNIP. |
Aprovado em:
BANCA EXAMINADORA
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Prof. Msc: Jonathan Gustavo Rogeri
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
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Prof: Denise Marin Rodrigues
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
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UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
AGRADECIMENTOS
Agradecer primeiramente a Deus, por me iluminar e abençoar nesse longa trajetória.
Ao meus pais e familia pelo apoio e por tudo que sempre fizeram por mim, pela simplicidade, amizade, exemplo e carinho, fundamentais na construção do meu caráter. Dedico também à minha namorada que sempre me incentivou e foi paciente durante as várias noites de estudo.
Ao orientador Jonathan Gustavo Rogeri, pelo apoio, confiança, paciência e conhecimento transmitido.
A todos que de alguma forma ajudaram, agradeço por acreditarem no meu potencial, nas minhas ideias, e contribuírem cada um da sua maneira para o meu sucesso.
“O mais competente não discute, domina a sua ciência e cala-se.”. (Voltaire) |
Souza, Vitor Hugo Esteves de. APLICAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA PARA SIMULAÇÃO DE CONSTRUÇÕES. 2014. 25 f.
Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação). Universidade Paulista, São José do Rio Preto.
RESUMO
Este trabalho discute a realidade aumentada e sua posição dentro das áreas similares, como a realidade virtual e a virtualidade aumentada, e busca expandir o escopo da tecnologia para as áreas de engenharia e arquitetura. Pretende-se, através do estudo da literatura existente, formular um conjunto de boas práticas na concepção de sistemas de realidade aumentada aplicadas à engenharia e arquitetura e empregá-las em um protótipo de software, que com a ajuda de bibliotecas e das ferramentas disponíveis no sistema operacional Android, consiga colocar dentro do mundo real as construções desenvolvidas em aplicativos, como AutoCAD. O projeto, além de agregar conhecimento ao aluno, servirá de base para futuros trabalhos na área de realidade aumentada para o departamento de Ciência da Computação da Universidade Paulista.
Palavras-chave: realidade aumentada, realidade virtual, engenharia e arquitetura.
Souza, Vitor Hugo Esteves de. SIMULATION OF BUILDING CONSTRUCTIONS USING AUGMENTED REALITY. 2014. 25 f.
Final Project (Undergraduation). Bachelor of Science in Computer Science - Universidade Paulista, São José do Rio Preto.
ABSTRACT
In this paper we discuss augmented reality and its position inside of its similar areas, such as virtual reality and augmented virtuality, and search to expand the scope of the technology to the areas of architecture and engineering. Through the study of existing literature, there will be set a series of best practices to plan and develop augmented reality systems applied to architecture and engineering and to implement then in a prototype software, which with the help of librarys and tools available on the operational system Android, that would be able to lay on the real world buildings developed other software, like AutoCAD. All the conclusions reached by this project will possibly be taken for future developments in the field of augmented reality at Universidade Paulista in the Computer Science department.
Keywords: augmented reality, virtual reality, engineering and architecture.
LISTA DE FIGURAS
1 Sensorama . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 16
2 Livro Infanti. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17
3 O contínuo de Realidade-Virtualidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17
4 BeyondAR. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19
5 Android HTC Dream . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21
6 Aplicação Finalizada. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 42
SUMÁRIO
RESUMO
ABSTRACT
LISTA DE FIGURAS
INTRODUÇÃO
1.1 Objetivo
1.2 Justificativa
1.3 Métodologia
1.4 Estrutura do Trabalho
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Realidade Virtual
2.2 Realidade Aumentada
2.3 AndAR
2.4 OpenGL
2.4 Android
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