Rede
Ensaio: Rede. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tooooonny • 19/11/2014 • Ensaio • 913 Palavras (4 Páginas) • 385 Visualizações
PERGUNTA 1
Quando consideramos as duas políticas que formam a política fiscal, ou seja, quando tratamos da descrição detalhada da arrecadação dos impostos e dos gastos públicos, estamos tratando do Orçamento público. O total arrecadado por um país é chamado de Carga Tributária. Quanto ao saldo orçamentário, podemos ter déficit (falta de recursos) ou superávit (sobra de recursos). Assim assinale abaixo a alternativa que apresenta uma situação de déficit orçamentário.
a.
O superávit orçamentário ocorre quando as Receitas são maiores que os Gastos do governo;(R>G).
b.
O déficit orçamentário ocorre quando as Receitas são menores que os Gastos do governo;(R<G).
c.
O orçamento equilibrado ocorre quando as Receitas são maiores que os gastos do governo; (R=G).
d.
O superávit orçamentário ocorre quando as Receitas são menores que os Gastos do governo;(R<G).
e.
O déficit orçamentário ocorre quando as Receitas são maiores que os Gastos do governo;(R>G).
0,2 pontos
PERGUNTA 2
Uma das características do desenvolvimento do capitalismo no Brasil diz respeito ao papel do Estado como fator de estímulo à industrialização. Esse papel foi exercido por meio de políticas fiscais e monetárias, de controle do mercado de trabalho e do provimento de bens públicos. A política de arrecadação deve seguir os princípios da Teoria da Tributação a qual tem três princípios norteadores: princípio da neutralidade, princípio do benefício e princípio da capacidade de pagamento.
Assinale abaixo a alternativa que apresenta uma breve explicação dos três princípios respectivamente:
a.
Princípio da causalidade (as decisões sobre alocação de recursos se baseiam nos preços relativos determinados pelo mercado); Princípio do benefício (as pessoas devem pagar impostos em proporção aos benefícios que recebem do governo); Princípio do custo produtivo (as pessoas devem contribuir com impostos de acordo com a sua capacidade de pagamento).
b.
Princípio da causalidade (as decisões sobre alocação de recursos se baseiam nos preços relativos determinados pelo mercado); Princípio do benefício (as pessoas devem pagar impostos em proporção aos benefícios que recebem do governo); Princípio da capacidade de pagamento (as pessoas devem contribuir com impostos de acordo com a sua capacidade de pagamento).
c.
Princípio da neutralidade (as decisões sobre alocação de recursos se baseiam nos preços relativos determinados pelo mercado); Princípio do benefício (as pessoas devem pagar impostos em proporção aos benefícios que recebem do governo); Princípio do endividamento (as pessoas devem contribuir com impostos de acordo com a sua capacidade de pagamento).
d.
Princípio da neutralidade (as decisões sobre alocação de recursos se baseiam nos preços relativos determinados pelo mercado); Princípio do custo produtivo (as pessoas devem pagar impostos em proporção aos benefícios que recebem do governo); Princípio da capacidade de pagamento (as pessoas devem contribuir com impostos de acordo com a sua capacidade de pagamento).
e.
Princípio da neutralidade (as decisões sobre alocação de recursos se baseiam nos preços relativos determinados pelo mercado); Princípio do benefício (as pessoas devem pagar impostos em proporção aos benefícios que recebem do governo); Princípio da capacidade de pagamento (as pessoas devem contribuir com impostos de acordo com a sua capacidade de pagamento).
0,2 pontos
PERGUNTA 3
Como parte das funções do Estado de controle a Política Fiscal e Monetária são parte fundamental das ações dos governos. Quando os governos fazem alterações em seus instrumentos (variáveis) da política fiscal como, por exemplo, aumentam um imposto, o governo interfere diretamente no comportamento de compra e consumo das famílias, ou seja, na nossa decisão de gastar mais ou não. Entretanto, na política monetária as ações do governo para produzir o mesmo efeito agem
...