Rede sem fio WIMAX
Por: rodrigoguedes • 16/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.352 Palavras (6 Páginas) • 366 Visualizações
UNIVERSIDADE POTIGUAR - UNP LAUREATE
CURSO REDE DE COMPUTADORES
REDES SEM FIO WIMAX - TOPOLOGIA DE REDES
RODRIGO RIBEIRO
ANTONINHO PICHINELLI
YURI LIMA
NATAL/RN
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. PADRÃO WIMAX (WORLDWIDE INTEROPERABILITY FOR MICROWAVE ACCESS - INTEROPERABILIDADE MUNDIAL PARA ACESSO DE MICRO-ONDAS)
3. WIMAX FÓRUM
4. FAIXAS DE FREQUÊNCIAS UTILIZADAS PELO WIMAX
5. WIMAX NO BRASIL
5.1. REGULAMENTAÇÃO DO PADRÃO WIMAX NO BRASIL
5.2. GOVERNOS
6. CONCLUSÃO
7. REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Hoje em dia o serviço de comunicações móveis é fundamental ao dia-a-dia dos usuários devido à evolução e popularização das redes de telefonia celular, que proporciona mobilidade plena e amplas áreas de cobertura. Esta popularização, juntamente com o crescimento da banda larga para acesso à Internet, tem gerado interesse por novos serviços multimídia oferecidos numa rede que possa integrar aspectos de banda larga e mobilidade.
A tecnologia WiFi (Wireless Fidelity) foi a primeira experiência envolvendo banda larga para acesso móvel. Esta tecnologia permite que dispositivos se conectem à rede local (LAN – local area network) e à internet em bandas de até 54 Mbps (banda larga) livres de cabos, porém não permite mobilidade plena e permite alcance de apenas 100 metros de distância de cada ponto de acesso.
A tecnologia WiMAX (IEEE 802.16) que tem se destacado como a grande promessa de rede de banda larga pessoal (ou Internet móvel). A proposta da tecnologia WiMAX é proporcionar ao usuário funcionalidades como:
Amplas áreas de cobertura e acordos de roaming nacional e internacional.
Mobilidade plena, possibilitando ao móvel manter a conexão com o provedor de serviço mesmo se deslocando com velocidades de veículos automotores.
Velocidades de acesso a dados de, no mínimo, 400 kbps.
- PADRÃO WIMAX (WORLDWIDE INTEROPERABILITY FOR MICROWAVE ACCESS - INTEROPERABILIDADE MUNDIAL PARA ACESSO DE MICRO-ONDAS)
É uma tecnologia de banda larga sem fio com abrangência metropolitana (MAN – metropolitan area network), que foi desenvolvida com a finalidade de superar os obstáculos apresentados pelas redes de comunicações via cabo, como também pelo padrão WiFi. Ela é definida pelo padrão IEEE 802.16 e suportada pelo WiMAX Fórum (consórcio mundial da indústria que tem como objetivo promover globalmente a tecnologia, bem como garantir a interoperabilidade dos equipamentos). É destinado às aplicações: Internet, vídeo, teleconferência, troca de arquivos, comércio, governo eletrônico e VoIP (voice over Internet protocol).
Posicionamento do padrão WiMAX e de outros padrões IEEE para redes sem fio.[pic 2]
Para melhorar o atendimento de requisitos técnicos e permitir diferentes tipos de acesso para os usuários, foram definidas duas versões do padrão WiMAX:
IEEE 802.16-2004, anteriormente conhecido como 802.16d, foi aprovado em julho de 2004. É destinado as aplicações fixas e comunicação móvel em baixa velocidade tanto em condições de visada direta (LOS) como em condições de ausência de visada direta (NLOS), em frequências de 2 a 11 GHz.
IEEE 802.16e, foi aprovado em dezembro de 2005. Complementa os serviços de WiMAX fixo, suportando aplicações portáteis e móveis em ambas as condições de propagação, LOS e NLOS, em frequências de 2 a 6 GHz.
WiMAX apresenta algumas vantagens que são:
Arquitetura flexível: suporta tanto arquiteturas ponto-multiponto como também arquitetura ponto a ponto entre estação rádio-base (ERB) e CPE (customer premises equipment);
Banda larga pessoal: a versão 802.16e suporta banda larga portátil e móvel, com múltiplas aplicações de voz sobre IP, dados e vídeos;
Interoperabilidade: por ser baseado em padrões IEEE e ser certificado quanto à interoperação por laboratórios selecionados pelo WiMAX Forum, o padrão WiMAX possibilita que um provedor de serviços possa escolher equipamentos de diferentes fabricantes para sua rede.
Área de cobertura: o padrão WiMAX tem cobertura teórica de 50 km em níveis inferiores de modulação, com BPSK e QPSK, porém na prática atinge áreas menores, de aproximadamente 30 km;
Grande capacidade: é capaz de propiciar banda de acesso de até 70 Mbps para canais com largura de banda 20 MHz;
Rapidez de implementação: quando comparada à implementação de infraestruturas via cabo, o WiMAX oferece rapidez e simplicidade.
- WIMAX FÓRUM
O WiMAX Fórum fundada em abril 2002 é uma corporação sem fins lucrativos formada por centenas de fabricantes de equipamentos (Samsung, Intel, Nokia, Motorola, Siemens) e operadoras de telecomunicação (British Telecom, France Telecom) componentes de grande importância no mercado mundial. Ele tem como objetivo garantir a compatibilidade e interoperabilidade entre equipamentos de diferentes fabricantes, incentivando desta forma a concorrência entre eles de forma a garantir mais flexibilidade de escolha e menores custos aos usuários. Ele também é responsável por certificar os equipamentos voltados para implementação de redes baseadas no padrão 802.16, garantindo aos usuários que operam corretamente e atendem todas as especificações do IEEE.
...