Rede social de assistência social
Resenha: Rede social de assistência social. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessica2015 • 14/11/2014 • Resenha • 267 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
Entretanto, apesar do crescimento da rede pública de assistência social, nas décadas de 40 a 60, o Estado retardou a concretização da política social destinada a enfrentar questões oriundas das desigualdades sociais. Boschetti destaca que sem um aparato legal que a concebesse como direito social e dever estatal, a assistência era facilmente considerada como ajuda provisória para suprir as dificuldades individuais das populações pobres. (BOSCHETTI, 2001)
Mesmo com tais características, o Sistema Brasileiro de Proteção
Social prossegue rumo à sua consolidação e expansão durante o autoritarismo da ditadura militar dos anos de 1970. Nesse período “o país se desenvolveu economicamente com a expansão da produtividade, modernização da economia e entrada do capital estrangeiro em parceria com o Estado”. A ditadura caracterizou-se por forte censura, ausência de eleições e repressão aos opositores da política em vigência. (FALEIROS, 2000)
Destaca-se o fato de que, nesse período, a expansão dos programas sociais, assume claramente, “a função de mitigar a profunda repressão desenvolvida sobre setores populares da população brasileira.”
Pode-se afirmar que as políticas sociais funcionavam como uma espécie de “substitutivo da liberdade política controlada e negada.” (SILVA, 2001, p. 01)
A ampliação progressiva dos programas sociais é resultado da ampliação do campo das necessidades culturalmente construídas, bem como, em decorrência do desenvolvimento industrial e sua expansão, que ocasionaram mudanças massivas na sociedade exigindo repostas às questões sociais que emergiam. (TITINUSS, 1963; WILENSK e LEBEAUX, 1965 apud ARRETCHE, 1995).
A ruptura com o regime militar foi lenta e gradual, principalmente com a anistia de 1979. A década de 1980 foi marcada por forte movimento social e autêntico sindicalismo, pois a sociedade.
...