TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes de cooperação

Tese: Redes de cooperação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Tese  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

Redes de Cooperação

As redes reúnem empresas que tenham o mesmo objetivos comuns na mesma área de atuação. A formação de uma rede permite a realização de ações conjuntas, facilitando a solução de problemas comuns e viabilizando novas oportunidades. A formação dessas redes tem impactos na produtividade e escala, na inovação das empresas envolvidas, além de permitir, em alguns casos, a formação de novos negócios.

As redes empresariais nasceram da necessidade de fortalecimento da micro, pequena e médias empresas, com o propósito de fazer frente às mudanças no padrão de competição empresarial. Criando desta forma, uma nova arquitetura organizacional e inovando na formação de relacionamento entre empresas. A acirrada concorrência e as tendências modernas de abordagem dos mercados consumidores não mais deixaram margem para o individualismo das empresas. As redes de empresas são grupos de firmas que cooperam no desenvolvimento conjunto de um projeto, complementando-se umas às outras e especializando-se para superar problemas comuns como os “custos de transação” que são os custos além dos custos de produção, adquirir eficiência coletiva e penetrar novos mercados.

O programa oportuniza o trabalho unificado das empresas, oferecendo diversas vantagens aos empresários, como a troca de informações sobre o segmento entre os associados, que terão a possibilidade de ratear os custos de insumos, treinamento pessoal, estandes e espaços em feiras, dispõem de tecnologias e reduz os custos de transação relativos ao processo de inovação, aumentado a eficiência econômica e, por consequência, aumentando a competitividade. Pode-se imaginar duas organizações lutando pelo mesmo mercado onde, a partir dos mesmos ganhos, se poderia supor que a melhor alternativa é dividir o mercado. A opção das empresas pela estratégia de cooperação, baseada em lealdade, compromisso, preço justo ou outros motivos, reduz o risco Pode-se reduzir os custos de gerenciamento para a produção; fortalecer as atividades de cada uma das firmas participantes da rede, sem que necessariamente estas tenham laços financeiros entre si; promover a complementaridade de umas empresas com outras, tanto nos aspectos técnicos como mercadológicos; aumentar o poder de competitividade e a qualidade dos produtos, a velocidade de entrega e a flexibilidade nos processos etc. Há ainda a possibilidade de se obter mais facilmente em rede certificações de qualidade como as ISO, pois pode-se adotar em conjunto alguns procedimentos-padrão.

Participar de uma Rede significa:

• Preservar a individualidade;

• Valorizar seu negócio;

• Adquirir suporte gerencial e técnico contínuo;

• Participar de programas de capacitação;

• Fazer negociações em condições vantajosas;

• Construir marcas fortes;

• Realizar publicidade e propaganda do seu negócio;

• Oferecer produtos e serviços com melhor qualidade e com preços mais vantajosos aos clientes.

Cadeia produtiva

Cadeia produtiva é um conjunto de etapas consecutivas, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação, até a constituição de um produto final (bem ou serviço) e sua colocação no mercado.

Trata-se, portanto, de uma sucessão de operações (ou de estágios técnicos de produção e de distribuição) integradas, realizadas por diversas unidades interligadas como uma corrente, desde a extração e manuseio da matéria-prima até a distribuição do produto.

Compreende, portanto, os setores de fornecimento de serviços e insumos, máquinas e equipamentos, bem como os setores de produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização (atacado e varejo), serviços de apoio (assistência técnica, crédito, etc.), além de todo o aparato tecnológico e institucional legal, normativo e regulatório - até os consumidores finais de produtos e subprodutos da cadeia. Assim, envolve o conjunto de agentes econômicos ligados à produção, distribuição e consumo de determinado bem ou serviço, e as relações que se estabelecem entre eles.

Um exemplo que podemos citar muito importante de cadeias produtivas é no setor automobilístico.

CADEIA PRODUTIVA DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

A formação da atual cadeia produtiva de automóveis e o modo de relacionamento entre montadoras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com