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Rspostas de Relátório de Gamificação

Por:   •  6/10/2016  •  Resenha  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

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Título: A gamificação e a sistemática de jogo: conceitos sobre a gamificação como recurso motivacional

Autores: Raul Inácio Busarello, Vania Ribas Ulbricht e Luciane Maria Fadel

Fonte: Gamificação na Educação

 Editora Pimenta Cultural

P.11 a P.35

Ano:  2014

1)  Como o trabalho conceitua gamificação?

Como uma utilização de mecanismos de jogos para resolução de problemas, motivações e engajamento de um público, fazendo com que os mesmos pensem como se estivessem jogando.

2) Qual a relação entre a gamificação e a emoção do jogador?

Os dois juntos estimulam o comportamento do indivíduo através de algumas motivações, como a dinâmica, as mecânicas e as estéticas de jogo.

3) Qual é a importância das narrativas? 

Elas ajudam o indivíduo a constituir a memória e a comunicação através das experiências exploradas na história narrada, além de fazer com que o indivíduo tenha uma participação ativa, já que as narrativas só se desenvolvem com a ação dele.

4)  As regras do jogo e a mecânica são importantes? Por quais razões?

Sim, pois elas dão ao indivíduo formas para que ele se desenvolva no jogo, como ferramentas para que alcance a meta do jogo, cumprindo desafios e interagindo com outras pessoas.

5)  Quais as conclusões do trabalho?

Conclui-se que o foco da gamificação é envolver o indivíduo emocionalmente dentro de um conteúdo de tarefas utilizando mecanismos de jogos, com dinâmicas e estéticas, levando-o a interagir com outras pessoas. Além de constituir a memória do mesmo e melhorar sua comunicação.

6) Qual a importância da gamificação na sua opinião?

Creio que  gamificação ajuda as pessoas que tem uma certa dificuldade de aprender algo a melhorar a cognição e memorizar algumas coisas , proporcionando ao indivíduo/jogador um certo divertimento por ter que cumprir metas e desafios, para alcançar o objetivo do jogo, ou seja o indivíduo passa a aprender algo se divertindo com aquilo.

1) Checklist

Questão

Sim

Parcial

Não

O estudo define claramente o objetivo da pesquisa?

O artigo apresenta a motivação para o estudo?

O trabalho é relevante para entender a gamificação?

O estudo expõe outros conceitos além da gamificação?

O artigo relaciona a gamificação com outros conceitos?

O trabalho apresenta exemplos de utilização da gamificação?

No artigo é apresentada a aplicação na prática da gamificação?

O artigo apresenta os resultados obtidos?

O domínio da avaliação é geral?

O método apresentado no estudo é um método original?

...

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