SINTESE – INTERAÇÃO HOMEM-MAQUINA
Por: Bruno HD • 28/4/2017 • Artigo • 1.481 Palavras (6 Páginas) • 378 Visualizações
SINTESE – INTERAÇÃO HOMEM-MAQUINA
Durante a historia da computação são três tipos de interfaces homem-maquina mais utilizadas entre elas: CLI (Interface de Linha de Comando), que é método de interação que consiste em digitação de comandos para realização de certas atividades especificas realizadas pelo sistema. Sendo que a partir dos anos 70 os mainframes que processavam grande numeros de informações começaram a oferecer ao usuário um maior nível de interação com a maquina. Com o avanço da tecnologia o CLI evoluiu juntamente com as tecnologias sendo assim utilizado ate hoje.
Outra interface que podemos citar é GUI (Interface Gráfica do Usuário) na qual o usuário interage diretamente com a aplicação por meio de menus ou movendo o objetos na tela. Um exemplo é a interface que utilizamos no Windows e demais sistemas operacionais que é conhecido como WIMP, um acrônimo que significa “Window, Icon, Menu, Pointing device(Janela, Ícone, Menu, Cursor). A GUI é muito mais intuitiva que a CLI por não necessitar da utilização de comandos específicos para realização de atividades.
Ainda existe a interface conhecida como NUI (Interface Natural do Usuário) que consiste em habilidades não relacionadas com computação na qual é utilizadas diversas praticas relacionadas com comunicação sendo visual ou não e interação entre ambiente e humanos. A NUI tem ganhado bastante ênfase recentemente como algumas tecnologias entre elas: telas de toque usados em tablets ou smartphones utilizados por todos atualmente e também sensores de movimentos tais como kinect e afins.
O kinect é um dispositivo capaz de detectar movimentos e torna-los uteis para utiliza-los em jogos ou softwares que a usem movimentos como forma de interação. Foi projetado inicialmente para ser utilizado como um cintrole de movimentos para o console Xbox 360 da Microsoft, seu projeto iniciou em 2009 sendo que em 2010 se tornou publico o projeto. Com o sucesso alcançado entre consumidores e entusiastas foi reconhecida a importância do kinect em outras áreas além dos games.
Como por exemplo: Na área de saúde para realização de exercícios necessários dentro de casa, ou nos hospitais para realização de fisioterapia , utilizando fisiogames para realizar exercícios programados para o paciente, usando o kinect para captura e reconhecimentos de seus movimentos.
Fisiogames são geralmente jogos com foco em fisiologia, quem consiste em ganho de movimentos corporais, força, resistência e aumentar a velocidade de reabilitação do corpo após um trauma do paciente.
As interações utilizando o NUI trouxe um novo paradigma para as interações homem-maquina, pois permitiu a utilização de maquina sem a necessidade de periféricos (mouse, teclado, etc.). Isso facilitou a criação e utilização de novos hardwares (smartphones, tablets) e maior facilidade de uso para usuários comuns devido ao contato direto com o software.
REFERÊNCIAS
Oliveira. F. F. R; Ferreira. M.M; Furst. A; Estudo da usabilidade nas interfaces homem-máquina. e-xacta, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 93-105. (2013). Editora UniBH.
Fernandes.Flavia.et al. Realidade virtual e aumentada aplicada em reabilitação fisioterapêutica utilizando o sensor kinect e dispositivos móveis. Uberlândia. UNIUBE.2014
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
MATHEUS ANDRADE ULIANA N933AF-5
BRUNO HENRIQUE DOMINGUES C98888-0
LUCAS MONTEIRO DOS SANTOS C9299C-9
PAULO HENRIQUE ALVES SOARES D0478F-7
LEONARDO CUNHA DULTRA B9048F-0
IVAN MAGALHÃES DANTAS C69EBB2
Desenvolvimento mais sustentável
CAMPINAS
2017
Computação com o uso eficiente de energia: seria o uso de software e hardwares mais rápidos, pois consomem menor quantidade de energia. Redução do consumo de energia, ou seja, desligar ou suspender o computador quando não estiver em uso. Equipamentos que consumam menor quantidade de energia. Outro ponto importante é configurar os equipamentos para consumirem menor quantidade de energia;
Projetos de Data Centers Verdes: visa diminuir a quantidade de equipamentos mantendo o desempenho sob a demanda dos recursos de TI. Com menor quantidade de equipamentos menor consumo de energia, além domais a organização terá equipamentos de TI guardados para segurança ou para troca de equipamentos no futuro.
http://www.devmedia.com.br/ti-sustentavel-conceito-solucoes-e-consequencias/29394
namespace aula_1_2017
{
class Carro
{
private string marca;
private string modelo;
public string Modelo (string xmodelo)
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get { return modelo; }
set { modelo = xmodelo; }
}
private int ano { get; set; }
private string placa { get; set; }
public string Marca
{
get { return marca; }
set { marca = value; }
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}
}
}
namespace aula_1_2017
{
class Conta
{
private string nome { get; set; }
private int cpf { get; set; }
private int conta { get; set; }
private int agencia { get; set; }
private double saldo { get; set; }
...