Scrum metologia rapida
Por: koello • 28/11/2015 • Relatório de pesquisa • 633 Palavras (3 Páginas) • 206 Visualizações
Scrum: metodologia ágil
Basicamente o Scrum é usado em projeto em que sua equipe tem um conhecimento “médio” sobre o projeto e suas funcionalidade, vendo que se a equipe dominar todos os pontos e funcionalidades do projeto não há motivo para se envolver com o Scrum vendo que ele é uma ferramenta para facilitar o desenvolvimento de projeto com uma certa complexidade.
O Scrum é conhecido por passar transparecia nos projetos para todos os envolvidos, por ser bem inspecionado por todos envolvidos para sempre manter o projeto no eixo correto e também é conhecido por ser uma metodologia adaptável e que também permite que o projeto sofra adaptação durante sua construção graças as reuniões diárias.
O Scrum é divido em práticas fundamentais para ocorrer, que são divido nos papéis, eventos e artefatos. Este que são divididos em subcategorias, os papeis são:
Scrum máster é o responsável por fazer a metodologia Scrum funcionar, ele é o que mais entende da metodologia e também o mentor que irá manter a equipe motivada a trabalhar daquela forma, ele não é visto como chefe e sim como um auxílio.
Product Owner é o poder central com liderança sobre o produto, o responsável por decidir qual recursos e funcionalidades serão construído e a ordem que devem ser feitos conforme sua importância para o projeto.
O Dev-team: é o grupo que de fato vai construir o projeto, eles que decidem qual ferramenta usar para chegar na funcionalidade desejada.
Temos também os eventos:
Os eventos dentro do Scrum nada mais são o Sprint-planing, Daily Scrum, execução do Sprint, revisão do Sprint e retrospectiva do Sprint. Um Sprint nada mais é que um período de tempo determinado para realizar cada funcionalidade do projeto através do quadro de importância o Backlog que foi gerado pelo Product Owner, o Sprint é divido em várias partes com seus tempos específicos e a parte da equipe que faz daquele Sprint, para que esta tarefa esteja em dia e em plena transparência é realizado reuniões diárias e rápidas de 15 minutos com 3 perguntas que serão respondidas em todas as reuniões, que são “O que eu fiz ontem para ajudar a equipe a chegar na meta do Sprint ?”, “O que eu irei fazer hoje para ajuda a equipe chegar na meta ?”, “Há algum impedimento para chegar na meta ?”, vendo que com essas perguntas sendo feitas diariamente a equipe não perde o controle e não deve sofre atrasos já que nada pega a equipe de surpresa. É importante lembrar que o Sprint tem um tempo fixo e que ao final dele deve ser entregue um incremento do projeto com funcionalidade e com mudanças que tenham sido discutidas nas reuniões diárias ou decidida pelo Product Owner.
Abaixo segue um figura bem conhecida que simplifica e ilustra o processo da metologia Scrum:
[pic 1]
(imagem retirada : http://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/ 25/11/2015)
Na imagem podemos ver o product backlog (artefato) que são todas a funcionalidades listadas por importância e relevância no projeto pelo Product-owner(papel) que é que tem a visão geral do projeto e de como ele deve chegar na sua faze final, a partir desta lista o Dev-team(papel) e o Scrum máster(papel) irá montar o artefato de Sprint Backlog, que contém todos os eventos de scprint, as reuniões inicias da equipe para discutir ferramentas usadas, as reuniões diárias, as reuniões de revisão e a retrospectiva do Sprint, este planejamento com duração de 2 a 4 semana e sempre com reuniões diárias sobre o dia anterior e respondendo as 3 perguntadas já citadas manterá tudo dentro do eixo para entregar ao fim da Sprint um incremento do produto , e ao fim com todos incrementos juntos temos o último teste e revisão para passar o programa ao status de pronto.
...