Sistema distribuido
Por: sah_luiz • 24/4/2015 • Relatório de pesquisa • 376 Palavras (2 Páginas) • 483 Visualizações
Sistemas Distribuidos
É um conjunto de computadores independentes que se apresenta a seus usuários como um sistema único e coerente.
É aquele no qual a falha de um computador que você nem sequer sabia que existia pode tornar seu próprio computador inutilizável.
Objetivo : resolver um grande problema computacional,ou alternativamente,cada computador pode ter seu próprio usuário com suas necessidades individuais, e o propósito de coordenar o uso de recursos compartilhados ou prover serviços.
3 características : concorrência entre componentes, ausência de um relógio (clock) global e falha independente de componentes.
1. Concorrência entre componentes
- este termo não se refere a disputa e sim à execução simultânea de processos, utilizando paralela de processamento entre nós diferentes com um objetivo em comum.
2. Ausência de um relógio global
- não há sincronia entre clocks no envio e recebimento de mensagens. É interna a cada componente, o controle é feito por outros meios, exemplo time tamps.
3. Falha independente de componentes
- a queda não acarreta na queda/falha de outros componentes. De forma que a solução seja o isolamento do problema de maneira invisível ao usuário, até sua reposição a queda de desempenho não pode ser percebida.
Transparência de SD
- Pode denotar invisibilidade , o usuário não enxerga, fica oculto.
- Ou pode significar clareza ,limpidez e visibilidade. O uso depende do contexto.
Tendências de SD
As tendências que podem citar atuais são: a natureza pervasiva da interligação de rede, o florescimento da computação móvel e ubíqua.
4 Metas de SD
- Oferecer fácil acesso aos recursos;
- ocultar razoalvemente bem o fato de que os recursos são distribuídos em rede;
- ser aberto e expandido;
- ser escalável.
Desafios advindos da construção de SD´s:
- Heterogeneidade dos componentes
A internet permite aos usuários acessarem serviços e executarem aplicativos por meio um conjunto heterogêneo de computadores e redes.Esta heterogeneidade, isto é, variedade e diferença entre plataformas , se aplica ao 5 aspectos: redes, hardwares, SO, Linguagem de programação e Implementação de diferentes desenvolvedores.
- o fato de ser aberto, permite que os componentes sejam adicionados os substituídos;
- a segurança;
-a escalabilidade (é a propriedade que um sistema possui de funcionar com um bom desempenho, mesmo quando a carga de trabalho aumenta ou numero de usuários cresce,ou seja, não perde desempenho em grande demanda.
- o tratamento de falhas;
- a concorrência de componentes;
- a transparência;
- o fornecimento de um serviço de qualidade.
...