TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Software ou sistemas de informação aplicativos. Sistema de informação para as áreas de vendas e marketing

Artigo: Software ou sistemas de informação aplicativos. Sistema de informação para as áreas de vendas e marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Artigo  •  2.439 Palavras (10 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 10

.1 Software ou sistemas de informação aplicativos - (Material extraído da bibliografia citada para a Prova B1)

A palavra software é utilizada para designar o conjunto de instruções (programas) que fazem o computador executar todas as funções necessárias e desejadas pelos seus usuários. Um programa de computador é composto por uma seqüência de instruções, que é interpretada e executada pelo um processador. O software cria a interface e gerencia a entrada, o processamento, a saída, o armazenamento e as atividades de controle dos sistemas de informação. O software do computador geralmente é classificado em dois tipos principais de programas: Software de sistemas e aplicativos.

Software de sistemas: São programas que gerenciam e apóiam os recursos e operações de um sistema de computador:

Programas de gerenciamento de sistemas. Gerenciam o hardware e comunicam informações cruciais a todo o Sistema de Informação. Exemplos são: SO – sistemas operacionais, ambientes operacionais (como as interfaces gráficas do usuário), sistemas de gestão de banco de dados e monitores de telecomunicações.

Programas de desenvolvimento de sistemas. São ferramentas para gerar novos programas aplicativos ou aplicações específicas de sistemas de informação. Exemplos são: tradutores de linguagem de programação, programação de ambientes e pacotes de engenharia de software auxiliada por computador (CASE).

Software aplicativo. São programas que orientam o desempenho de um determinado uso, ou aplicativo, de computadores para gerar produtos de informação específicos pelos usuários finais:

Programas aplicativos de finalidades gerais. Permitem aos usuários finais criar grande quantidade de produtos de informação diferentes dentro de uma categoria de conhecimento geral. Exemplos são: os programas processamento de textos, planilhas eletrônicas, gerenciamento de banco de dados, programas gráficos e pacotes integrados.

Programas de aplicações específicas. São voltados para funções muito específicas dentro de uma área de negócio. Como exemplos temos os programas para folha de pagamento, contabilidade, faturamento , ou de controle financeiro.

De programas personalizados (legados e feitos sob medida) para programas padronizados. Há uma tendência (por várias razões: custo, tempo de desenvolvimento, falta de profissionais etc) de optar por programas projetados e desenvolvidos por programadores profissionais (dentro da própria empresa) para a utilização de pacotes padronizados adquiridos pelos usuários finais de fornecedores de software. Esta tendência torna possível aos usuários finais a produção de produtos de informação, geralmente, de forma rápida e de baixo custo, e a adaptação do programa para fazer novos produtos de informação sem precisar reescrever o próprio programa - parametrização.

3.2. SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA AS ÁREAS DE VENDAS E MARKETING

O marketing tem diversos conceitos que evoluíram tanto no mundo acadêmico quanto no empresarial, mas de modo simplificado, marketing é muito mais do que vender ou realizar “a venda”. Significa conhecer os desejos do cliente, conhecer o cliente, conhecer o mercado e suas expectativas, conhecer as forças internas da organização e direcioná-las de acordo com as necessidades do mercado e dos clientes, ou seja, o conjunto de atividades promotoras das trocas que objetivam a satisfação dos consumidores.

Numa empresa fabril a área de vendas representa a maior interface do negócio com o mundo exterior. Muitas vezes, a informação do mundo exterior demora em chegar às demais áreas internas da empresa.

Nos sistemas e informação de marketing atuais muita informação pode ser coletada via Internet, dos próprios clientes em terminais e pontos de redes, dos vendedores, dos PDV´s – pontos de vendas, das pesquisas de mercado e de outros instrumentos de coleta de dados disponíveis para formar a base de dados do sistema..

O sistema de vendas fornecia informações valiosas de marketing para o gerente e supervisores de vendas que com base nelas tomavam as decisões necessárias para a correção ou alteração de rumo das tarefas da área com o objetivo de atingir melhor os objetivos da área.

Os vendedores da empresa, tanto internos como externos, receberam Palm Tops, isto é, equipamentos do tipo PDA - Personal Digital Assistant, com rede sem fio, para adquirirem mobilidade. Esses equipamentos, com os sistemas desenvolvidos no Windows CE permitiram vendas de modo mais rápido.

À medida que os vendedores realizavam as vendas dos produtos, eles digitalizavam os dados no visor do PDA. As notas fiscais eram emitidas na área da empresa destinada à expedição, em que também era realizado o despacho, no recebimento do valor da mercadoria ou o acerto da parte financeira.

A cada instante do dia, os gerentes e o pessoal da média e alta administração das diversas áreas da organização podiam observar os dados de vendas acumuladas durante o dia até o momento> Além disso, os totais acumulados na semana ou no mês, os totais de cada mês anterior ou de cada semana anterior, os gráficos do que foi vendido baseado em estatísticas anteriores. Podia também passar instruções para os supervisores e vendedores. Os dados da programação de produção e os diversos dados de planejamento da empresa eram fornecidos pelo sistema de ERP.

O sistema de informações de marketing pode fornecer informações do tipo mapa de vendas, ou seja, vendas por vendedor, por região, por período, por produto, por faixa de clientes, etc. Pode também fornecer informações sobre o mercado, do tio evolução dos concorrentes no mercado, informações sobre o mercado, necessidades e expectativas, evolução do mercado e tendências e evolução das vendas e lucros da empresa. Estes sistemas ajudam os decisores, isto é, as pessoas que toma decisões nas organizações: diretores, gerentes e chefias a adotarem as decisões melhores que conduzam a empresa ao sucesso.

O sistema de marketing pela Internet possui como maiores componentes: comportamento aon-line, comunidade on-line, conteúdo, contexto e aspectos demográficos e psicológicos. Isso nós conseguimos perceber quando fazemos uma compra pela Web. Nesse caso, o cliente é tratado como um ser fundamental na hora da compra, conhecido como marketing one-to-one.

Capítulos: 7 do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com