Solução de Intinerário On-line Baseada em Arduíno
Por: Fabiano Farah • 18/6/2016 • Ensaio • 542 Palavras (3 Páginas) • 209 Visualizações
Solução de Intinerário on-line baseada em Arduíno
Fabiano A. B. Farah, Moysés M. Lima e Walter C. S. Simões
fabiano.farah@gmail.com, moyses@unn.edu.br, walter.simoes@uninorte.com.br
Resumo
O transporte coletivo na cidade Manaus possui cerca de 127 linhas distribuídas entre cerca de 1.422 ônibus convencionais e 127 articulados, que juntos totalizam mais de 10.000 viagens por dia. Entre os principais problemas apontados pela população do município estão: (a) Tempo de espera em terminais e pontos de ônibus; (b) Lotação; (c) Oferta de Intinerários Insuficiente e; (d) Frota mal conservada. Apesar do exposto, Manaus possui uma frota que poderia atender a maior parte da população fazendo uso de sistemas de gestão de intinerários e frotas. Contudo, a maioria das propostas atuais envolve alto custo financeiro e a utilização de tecnologias proprietárias. Neste trabalho, propomos uma Solução de Intinerário On-Line, baseada na plataforma de prototipagem Arduino e módulos de Rádio Freqüência de 433MHz, para a geração de informações em tempo real sobre intinerário de linhas ativas. Nossa proposta suporta mobilidade dos nós e se mostrou eficaz recepção e envio dos dados entre os Arduinos.
Objetivos
* Propor uma solução de intinerário on-line, que informe aos utilizadores do transporte coletivo os horários de chegada/saída de ônibus e articulados da cidade de Manaus, em terminais e pontos de rua convencionais.
* Construir um protótipo funcional da solução proposta, agregando outros componentes à plataforma de prototipagem escolhida.
* Demonstrar que a utilização de nossa abordagem de baixo custo é eficaz na coleta e divulgação das informações sobre o intinerário dos veículos em uso.
* Aprimorar a utilização dos módulos de Rádio Freqüência de 433 MHz, compatíveis com a plataforma Arduino, para a utilização em nós móveis.
Tabela 1
Resultados
Nossos resultados demonstram claramente a eficácia da solução de comunicação entre os dispositivos, utilizando apenas módulos de Rádio Frequência de 433MHz de baixo custo. A solução implementada pode evoluir para outras plataformas, como Xbee e 802.11x.
Metodologia
A avaliação de performance foi realizada através de experimentos executados na plataforma de prototipagem Arduino, criada por Massimo Banzi e David Cuartielles em 2005, com objetivo de permitir o desenvolvimento de controle de sistemas interativos, de baixo custo e acessível a todos. Também foram utilizados módulos RF 433 MHz, para a transmissão e recepção de dados entre os Arduinos. O cenário padrão de simulação obedece aos critérios estabelecidos na Tabela 1. Durante os experimentos, realizados com um (01) nó móvel e dois (02) nós fixos em escala, o nó móvel parte de um ponto localizado a 50cm de distância do nó fixo A, em direção ao nó fixo B, distante cerca de 3 metros. Todos os nós possuem um kit de placas RF de 433 MHz, contendo um receptor e um transmissor.
...