TOTEM DE ATENDIMENTO PARA CENTROS DE CIDADANIA DAS MULHERES
Por: Kátia Vaz • 6/10/2019 • Trabalho acadêmico • 3.568 Palavras (15 Páginas) • 222 Visualizações
UNIP EAD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
TOTEM DE ATENDIMENTO PARA CENTROS
DE CIDADANIA DAS MULHERES
São Caetano do Sul – SP
2019
UNIP EAD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
TOTEM DE ATENDIMENTO PARA CENTROS
DE CIDADANIA DAS MULHERES
Kátia de Faria Augusto Vaz - RA 1953677
Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1ºSemestre
São Caetano do Sul – SP
2019
Resumo
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um totem para os Centros de Cidadania da Mulher da prefeitura de São Paulo. Espera-se que tal trabalho exemplifique a importância da tecnologia para facilitar o atendimento e o acolhimento das mulheres da comunidade, nos âmbitos social, econômico e cultural.
Palavras-chave: mulher - cidadania - tecnologia - atendimento - social
Abstract
The present work presents the development of a totem for the Centers of Citizenship of Women of the prefecture of São Paulo. It is hoped that such work exemplifies the importance of technology to facilitate the care and reception of women from the community in the social, economic and cultural spheres.
Keywords: woman - citizenship - tecnology - care - social
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO….……………………………………………….…………….….06
- DESENVOLVIMENTO….…………………………………….….……………....07
- Centros de Cidadania da Mulher……..…………….….…………..…..07
2.2 A tecnologia nos serviços públicos……………….……..………..…..10
2.3 Recursos computacionais………….……………….…….……………..11
2.4 Aplicação utilizada no totem……………………………….….…...……12
2.5. Estratégia de Comunicação…………………………………………….13
2.5.1. Objetivos…………………………………………………………….13
2.5.2. Definição do público alvo……...…………………………………..14
2.5.3. Canal de comunicação…………………………………………….14
2.5.4. Estrutura da mensagem…………………………………….……..15
2.5.4.1. Emissor………………………………………………….. 15
2.5.4.2. Mensagem.……………………………………………….15
2.5.4.3. Código…………….………………………………………15
2.5.4.4. Canal………………………………………………………16
2.5.4.5. Referente………………………………………………….16
2.5.4.6. Receptor…………………………………………………..16
2.5.5. Ferramenta de comunicação……………………….………….….16
3. CONCLUSÃO…………………………………………………………..…..….….17
REFERÊNCIAS……………………………………………………………..….….…18
1. INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, a tecnologia se faz presente no dia a dia de grande parte da sociedade, por esse mesmo motivo, as empresas e os órgãos governamentais têm investido cada vez mais em soluções tecnológicas para os problemas e atendimentos do cotidiano, a fim de reduzir o tempo de espera e facilitar a resolução de problemas. O totem é uma opção muito utilizada nos dias de hoje tanto por empresas quanto pelo governo, ele consiste em um painel digital que possibilita a busca de informações, agendamentos de serviços e diversas outras possibilidades através do autoatendimento. Ou seja, é possível que um cidadão busque informações por conta própria reduzindo o tempo de espera, que seria necessário caso o atendimento tivesse de ser feito por um funcionário. A ideia é que o totem seja bastante intuitivo, auxiliando qualquer pessoa, ainda que essa não tenha conhecimentos sobre informática e tecnologia.
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um totem para os Centros de Cidadania da Mulher (CCM), esses centros estão sob responsabilidade da Coordenação de Políticas para Mulheres da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Os Centros de Cidadania da Mulher têm como objetivo o acolhimento de vítimas de violência doméstica, bem como a disponibilização de defensoria pública e atendimento jurídico (para área cível), mediação de conflitos (para situações em que não ocorram violência doméstica), oferecer serviços de atendimento, acompanhamento, orientação e encaminhamento das demandas, garantindo, dessa forma, que as mulheres tenham acesso aos seus direitos socais, culturais, políticos e econômicos. O propósito do totem é viabilizar a busca por informações, auxiliando a mulher a encontrar o acolhimento de que necessita, facilitar os pedidos por estes serviços e tudo o mais que parecer necessário para a perfeita inserção da mulher na sociedade como um todo.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Centros de Cidadania da Mulher
Os Centros de Cidadania da Mulher (CCMs) foram implantados entre 2005 e 2007 e estão sob responsabilidade da Coordenação de Políticas para Mulheres da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Os Centros de Cidadania da Mulher são locais de qualificação profissional e formação aberto às mulheres de diferentes raças, idades e crenças. Nesses espaços, as mulheres podem se organizar a fim de defender seus direitos sociais, culturais e econômicos, além de possibilitar a essas mulheres que proponham e participem de ações e projetos que estimulem a implementação de políticas de igualdade, com o objetivo de potencializar, por meio do controle social, o acesso aos serviços públicos existentes para atender às demandas dessa comunidade.
As mulheres podem buscar os Centros de Cidadania da Mulher espontaneamente, como também podem ser encaminhadas por serviços de saúde, ONGS e até mesmo por escolas, para os casos de meninas que ainda não alcançaram a maioridade e que sofram algum tipo de violência, abuso e que estejam em situação de risco.
Quando chegam aos Centros de Cidadania da Mulher, as mulheressão encaminhadas para um acolhimento psicossocial, a fim de levantar as informações necessárias para avaliar a situação de risco e vulnerabilidade em que se encontram, para que sejam identificadas quais intervenções devem ser feitas, respeitando a vontade e o momento vivenciado pela mulher em atendimento.
...