Topologia de redes em uma empresa
Por: andreagsl • 22/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.671 Palavras (7 Páginas) • 1.074 Visualizações
[pic 1]
Sistemas de Informação
Redes de Computadores
Aluno: Marcelo Barros da Silva RA: 4252065668
Francelino C. Moreira 4200053251
Marina Coimbra Palacios 4200052490
Tiago de Oliveira 3770733841
Período: 5º
Turno : Manhã
Belo Horizonte
Abril/2014
Relatório 01: Histórico da Empresa
Empresa do ramo de tecnologia, localizada em Belo Horizonte – MG, atuante na área de desenvolvimento de softwares (fábrica de software) para atender em soluções para a plataforma Microsoft (Web e Windows forms). A Empresa conta com 50 funcionários divididos em cinco departamentos sendo eles, Tecnologia(TI), Judicial(JD), Recursos Humanos(RH), Logística(LOG) e Contábil(COT).
O projeto tem como objetivo interligar todos os departamentos em rede LAN e Internet garantindo velocidade e segurança da rede.
Layout da Empresa:
[pic 2]
Relatório 02: Estrutura Lógica do Sistema de Redes de Computadores
A topologia de rede pode ser definida por dois tipos Física e Lógica:
A Topologia Física refere-se a forma com que os componentes físicos da rede e os nós de computação (hosts) estão organizados, ou seja, o layout físico da rede como estão conectados cabos e demais componentes da rede. Existem várias topologias de redes usadas sendo elas:
Ponto a Ponto:
A topologia ponto a ponto é a mais simples. Une dois computadores, através de um meio de transmissão qualquer. Dela pode-se formar novas topologias, incluindo novos nós em sua estrutura.
Barramento
Esta topologia é bem comum e possui alto poder de expansão. Nela, todos os nós estão conectados a uma barra que é compartilhada entre todos os processadores, podendo o controle ser centralizado ou distribuído. O meio de transmissão usado nesta topologia é o cabo coaxial.
Anel ou Ring
A topologia em anel utiliza em geral ligações ponto-a-ponto que operam em um único sentido de transmissão. O sinal circula no anel até chegar ao destino. Esta topologia é pouco tolerável à falha e possui uma grande limitação quanto a sua expansão pelo aumento de "retardo de transmissão" (intervalo de tempo entre o início e chegada do sinal ao nó destino).
Estrela
A topologia em estrela utiliza um nó central (comutador ou switch) para chavear e gerenciar a comunicação entre as estações. É esta unidade central que vai determinar a velocidade de transmissão, como também converter sinais transmitidos por protocolos diferentes. Neste tipo de topologia é comum acontecer o overhead localizado, já que uma máquina é acionada por vez, simulando um ponto-a-ponto. Atualmente a topologia estrela é a mais usada.
Árvore
A topologia em árvore é basicamente uma série de barras interconectadas. É equivalente a várias redes estrelas interligada entre si através de seus nós centrais. Esta topologia é muito utilizada na ligação de Hub's e repetidores.
Estrutura Mista ou Híbrida
A topologia híbrida é bem complexa e muito utilizada em grandes redes. Nela podemos encontrar uma mistura de topologias, tais como as de anel, estrela, barra, entre outras, que possuem como características as ligações ponto a ponto e multiponto
Grafo (Parcial)
A topologia em grafo é uma mistura de várias topologias, e cada nó da rede contém uma rota alternativa que geralmente é usada em situações de falha ou congestionamento. Traçada por nós, essas rotas têm como função rotear endereços que não pertencem a sua rede.
A Topologia Lógica refere-se a tecnologia de transmissão, ou seja, a forma como os dados são trafegados e distribuídos na rede. Em geral há dois tipo de tecnologia de transmissão mais usados hoje:
Links de difusão :
Segundo Tanebaum,
As redes de difusão tem apenas um canal de comunicação, compartilhado por todas as máquinas da rede. Mensagens curtas, que em determinados contextos são chamadas pacotes, enviadas por qualquer máquina, são recebidas por todas as outras. Um campo de endereço dentro do pacote especifica o destinatário pretendido. Quando recebe um pacote, uma máquina verifica o campo de endereço. Se o pacote se destinar a máquina receptora, ela o processara, se for destinado a alguma outra maquina, o pacote será simplesmente ignorado. (Tanebaum, Andrew S. Redes de Computadores, p. 16).
Links Ponto a Ponto:
Onde é estabelecida a conexão entre pares de máquinas.
Topologia da Rede:
[pic 3]
Equipamentos:
Servidor de internet
PowerEdge R210 II
- Processador Intel® Xeon® Quad-Core E3-1220V2 (3.10GHz, 8M Cache)
- 4GB Memory (1x4GB), 1600MT/s, Single Ranked, Low Volt UDIMM (speed is CPU dependent)
- Opção de RAID - com controladora On-Board, 1 a 4 HDs
- Disco Rígido de 500GB SATA, 7.2K RPM, 3Gbps, cabeado, 3.5"
- Leitor de DVD
- Placa On-Board
Servidor de dados
Servidor em rack PowerEdge R520
- Processador Intel® Xeon® E5-2407 v2 2.40GHz, 10M Cache, 6.4GT/s QPI, No Turbo, 4C, 80W, Max Mem 1333MHz
- 8GB RDIMM, 1600MT/s, Low Volt, Single Rank, x4 Data Width,BCC
- Disco Rígido de 500GB SATA, 7.2K RPM Hot-Plug de 3.5"
- PowerEdge R520, Intel® Xeon® E-24XX v2 Processors
Switch
Características:
- Marca: Cisco
- Modelo: SF102-24-NA
Especificações:
- Capacidade: 8.8 Gbps
- Velocidade: 10/100Mbps + 1000Mbps
- Tabela de endereço MAC: 8000
- Cabeamento: CAT 5
- LEDs: System, Link/Act e Speed
- Padrões: IEEE802.3, IEEE802.3u, IEEE802.3ab, IEEE802.3x
Portas:
- 24 portas RJ-45 10BASE-T/100BASE-TX
Estação de Trabalho
. DELL Inspiron DT Serie 3000
- 4ª geração do Processador Intel® Core™ i5-4440 (3,1 GHz, cache de 6Mb)
- Windows 7 Home Premium, 64-Bit, Brazilian Portuguese
- 8 GB de SDRAM DDR3 D a 1600 MHz
- Disco rígido 1TB, SATA (7200 RPM, 6 Gbit/s)
- Intel® HD Integrated Graphics
- Monitor Dell E1914H de 18.5 polegadas
Orçamento
[pic 4]
ATPS – Etapa 3
3.1 Estrutura de Endereçamento de Rede:
A rede foi montada com divisão em 2 sub-redes sendo elas:
...