Trabalho de pesquisa ipv6
Por: Leonardo Hauschild • 26/5/2015 • Projeto de pesquisa • 3.938 Palavras (16 Páginas) • 339 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
TÉCNICO EM INFORMÁTICA
Leonardo Hauschild
PROTOCOLO IPV6 O FUTURO DAS REDES
ESTRELA
2014
[pic 4][pic 5]
Leonardo Hauschild
Protocolo ipv6 o Futuro das Redes
Projeto de Pesquisa do Modulo dois do Curso Técnico em Informática, apresentado à Escola Estadual de Educação Profissional Estrela.
Orientadores:
Professora Glaci Schmachtenberg Erichsen
Professor Ismael Ohlweiler
Estrela
2014
SUMÁRIO[pic 6]
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 4
2.1 Objetivo geral 4
2.2 Objetivos específicos 4
3 JUSTIFICATIVA 5
4 REFERENCIAL TEÓRICO 6
4.1 Os Princípios básicos do IPv6............................................................................6
4.2 A importância da sua criação e implantação.....................................................6
4.3 Endereçamento do IPv6.....................................................................................10
4.4 Serviços e Funcionamentos básicos do IPv6.................................................12
4.4.1 ICMPv6..............................................................................................................12
4.4.2 Descoberta de Vizinhança..............................................................................13
4.4.4 Autoconfiguração Stateful..............................................................................14
4.4.5 Fragmentação..................................................................................................14
4.4.6 DNS...................................................................................................................15
4.5 IPV6 e a “Internet dascoisas”............................................................................15
5 METODOLOGIA 17
5.1 Cronograma 17
5.2 Custos 17
6 RESULTADOS 18
7 CONCLUSÕES 20
REFERÊNCIAS 21
- INTRODUÇÃO
Sabemos que na informática a palavra acomodado não tem vez, pois as tecnologias não param e sempre aparecem coisas novas. O protocolo ipv6 pode não ser tão novo para algumas pessoas, pois foi anunciado oficialmente no dia 6 de junho de 2012, mas a maioria não o conhece, talvez porque o seu antecessor, o protocolo ipv4, ainda domina quase toda rede mundial.
O protocolo ipv6 não chegou sem um motivo, ele veio por meio de uma necessidade obtida pela rede internacional de internet. Seria essa necessidade a falta de IP’s (Protocol Internet), e tornando com essa falta a internet cada vez mais lenta.
Cada vez mais vemos novos produtos chegando no mercado de tecnologia, e o ipv6 vem para facilitar a chegada da “internet das coisas”, onde por exemplo geladeiras, lâmpadas e outros equipamentos estarão conectados na internet.
- OBJETIVOS
Os objetivos estão divididos em duas partes, o objetivo geral e os objetivos específicos.
2.1 Objetivo geral
Demonstrar de forma ampla a chegada do protocolo ipv6, apresentando as inovações em relação ao protocolo ipv4 e de que forma a sua chegada acarretara mudanças na rede mundial de computadores.
2.2 Objetivos específicos
- Explicar o que é o protocolo ipv6.
- Expor a necessidade da implementação do mesmo na rede mundial de internet.
- Classificar as novas formas de Endereçamento criadas para o ipv6, e mostrar o que mudou em relação ao IPv4.
- Pormenorizar a diversidade de novos dispositivos controlados de forma inteligente.
- JUSTIFICATIVA
A grande rede de computadores está sofrendo uma mudança considerável, desta forma o mundo terá uma grande atualização. Ela ira refletir diretamente nos profissionais da área de TI, no qual deverá dominar este novo protocolo de internet.
Este projeto de pesquisa mostrara o porquê precisamos aprender este novo protocolo e de que forma ele ira acarretar muitas novidades com sua chegada.
A era ipv6 não ira apenas refletir mudanças nos computadores e afins, pois com ela, chegara à internet das coisas, onde veremos, por exemplo, uma lâmpada ou um ar condicionado sendo controlado por um cabo de rede ou uma conexão Wi-Fi.
4 REFERENCIAL TEÓRICO
4.1 Os Princípios básicos do IPv6
Desenvolvida no decorrer de 10 anos, iniciando oficialmente no dia 6 de junho de 2012. A versão 6 do protocolo IP, ou IPv6, mantém os princípios do IPv4, mas busca suprir todas a carências deixadas pelo seu antecessor
A principal característica que diferencia o IPv6 em relação a sua versão anterior, é a maior capacidade de espaço para o número de endereços, pois ele usa 128 bits, enquanto o IPv4 32 bits.
Pensando não se preocupar mais com o número de endereços se esgotarem, o IPv6 pode fornecer 340.282.366.920.938.463.374.607.431.768.211.456 conexões. Importante dizer que ele usa metade dos bits para endereçamento local. Assim, são possíveis 18.446.744.073.709.551.616 redes na internet, cada uma com a mesma quantidade de dispositivos.
Com a chegada da versão 6 do protocolo IP, cada dispositivo conectado a internet vai possuir um endereço único no mundo, pois esse é um dos motivos da quantidade grande de IPs disponíveis no IPv6.
4.2 A importância da sua criação e implantação
A internet é algo que tem feito muito bem para sociedade e para os indivíduos. As pessoas a usam para aprender, trabalhar, se divertir e interagir com o mundo. Podemos dizer que a internet é algo fantástico, e sem ela muita coisa não existiria. Ela deve ser preservada e continuar a se desenvolver cada vez mais, sempre nos trazendo novas ferramentas.
...