Um Planeta Faminto e a Agricultura Brasileira
Por: Carlos Henrique Oliveira Rosa • 4/9/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 269 Palavras (2 Páginas) • 471 Visualizações
PLANETA FAMINTO
Com o objetivo de homenagear o agricultor brasileiro, a BASF lançou, em 2010, o vídeo "Um Planeta Faminto e a Agricultura Brasileira". Nele, alguns dados destacam a importância da produção agrícola brasileira para alimentar uma população mundial crescente.
O problema relatado no vídeo é a falta de território para se produzir, visto que a população mundial dobrou de 1970 à 2010. Esse problema faz com que a agricultura se desenvolva, e consiga produzir mais com o mesmo espaço de terra que possuía.
O Brasil é, hoje, uma das maiores referências mundiais em agricultura. Afinal, um em cada quatro grãos consumidos no planeta é produzido aqui. Somos o terceiro maior exportador de produtos agrícolas; o segundo em soja e milho; e o primeiro em carne bovina, suco de laranja, café e açúcar. Nossa produção de frutas fica atrás apenas da China e da Índia.
O agronegócio é o principal responsável pelo superávit da balança comercial, e por ¼ do PIB brasileiro, gera 37% da mão de obra empregada.
Surpreendentemente, toda essa produtividade abrange apenas 9% das terras brasileiras, permitindo que 69,4% da vegetação nativa permaneça intacta. Para compararmos, na Europa apenas 0,3% do território permanece intocado.
Com a preocupação de fontes renováveis de energia, o consumo de etanol superou o da gasolina em 2010, e a produção de cana-de-açúcar aumentou de 89 para 696 milhões de toneladas ocupando menos de 1% do território.
A inovação para produzir evoluiu tanto quanto as técnicas para conservar, um bom exemplo é o plantio direto na palha para evitar erosão no solo.
Os agricultores são pessoas fantásticas, pois têm que ser agrônomos, meteorologistas, economistas e acima de tudo otimistas.
...