TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Web 3.0 - Manual Específico

Por:   •  6/12/2015  •  Dissertação  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

Web

Fruto de pesquisas militares feitas nos EUA durante a chamada Guerra Fria na década de 1960, o governo norte-americano compreendia a eficácia e importância dos meios de comunicação, desta forma idealizou um modelo de troca de dados que permitisse a descentralização dessas informações. Assim, se uma de suas bases fosse atacada, todas as informações ali contidas não seriam perdidas. Era preciso, portanto, criar uma rede que ligasse os diferentes "nós" de forma redundante. Essa rede seria a ARPANET, criada pela Advanced Research Projects Agency.

ARPANET

A primeira etapa da Internet surgiu em 1969, em um projeto do Department of Defense (DoD, Ministério da Defesa) dos EUA. Chamava-se ARPANET e tinha como objetivo interligar em rede computadores utilizados em centros de investigação para fins militares. Sua primeira apresentação ocorreu em 1972 e tiveram suas primeiras ligações internacionais um ano depois, tendo um crescimento lento ao longo dos anos 70, e, por razões de segurança, era utilizada estritamente para fins militares.

A internet que conhecemos hoje pode ser definida como um conglomerado de redes em escala mundial de computadores interligados através de protocolos TCP/IP, adotado em 1983 na ARPANET, dessa forma se separando do cunho estritamente militar. Foi então que o crescimento da internet foi se acelerando, tornando necessárias estruturas de coordenação e cooperação cada vez maior entre o número de redes e operadores que a integravam.

A abertura da rede para interesses comerciais iniciou-se no ano de 1989, quando foram estabelecidas as primeiras interconexões do NSFNER para o sistema comercial MCI Mail, assim como outros serviços comerciais de correio eletrônico foram conectados. No mesmo ano, Tim Berners-Lee propôs a criação de um espaço global aonde se trafegassem Hypertext, que era um documento simples de texto de poderia levar qualquer informação através da rede, documento esse que conhecemos hoje em dia como HTML. Já em 1990, Tim Berners-Lee criou o primeiro navegador chamado World Wide Web, software capaz de interpretar todo documento Hypertext e mostrar as informações contidas neste ao usuário.

Em 1991 surgem os primeiros servidores web, para que se pudesse navegar em documentos Hypertext através dos Hyperlinks, que seria uma aplicação web representada por uma associação estereotipada, e essa associação origina-se de uma página de cliente que aponta para outra página de cliente ou página de servidor.

Web 1.0 e Web 2.0

Por volta da década de 90 surgiu a primeira geração da internet, caracterizada pela quantidade de informações disponíveis e pela facilidade de acesso a estas. Informações que serviam somente para leitura e não podiam ser alteradas pelo usuário final, limitando assim a sua utilização e tornando este usuário final um mero espectador.

A Web 1.0 foi reconhecida após a Web 2.0 quando estudiosos da tecnologia da informação da empresa norte-americana O’Reilly Media usaram o termo para designar uma segunda geração de comunidades e serviços baseados na plataforma web. Embora o termo sugira a existência de uma nova versão da Web, não necessariamente refere-se à atualização das especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como a internet é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com