Álgebra Relacional e Cálculo Relacional
Por: naiaratays • 15/8/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.129 Palavras (5 Páginas) • 320 Visualizações
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano
Campus Morrinhos
Álgebra e Cálculo Relacional
Morrinhos - GO
2015
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano
Campus Morrinhos
Luiz Alexandre de Sousa Freitas
Halyson Rezende Nery
Trabalho orientado pelo M.e Marcel da Silva Melo como avaliação parcial da disciplina Banco de Dados do 3° período do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet.
8 de Maio de 2015
Morrinhos - GO
2015
Índice
Introdução ……………………………………………………………………………..…………….4
Álgebra Relacional e Cálculo Relacional……………………………………………………….…5
Seleção………………………………………………………………………………………....……6
Projeção………………………………………………………………………………………..……6
União…………………………………………………………....……………………………………7
Intersecção……………………………………………………………..……………………………7
Diferença de Conjuntos…………………………………….………………………………………7
Produto Cartesiano………………………………………………....………………………………7
Renomear…………………………………………...………………………………………………8
Junções………………………………………………………...……………………………………9
Condicional…………………………………………………..………………………………………9
Equijunção………………………………………………….………………………………………10
Junção Natural………………………………………………………..……………………………11
Bibliografia…………………………………………………...………………………………..……12
Introdução
O modelo relacional possuí duas linguagens formais, a Álgebra relacional e o cálculo relacional. O conjunto básico de operações para o modelo relacional é a Álgebra Relacional, operações que serão abordadas no decorrer do desenvolvimento deste trabalho.
Essas operações permite a um usuário especificar as solicitações básicas de recuperação, recuperando e tratando uma base de dados e gerando uma nova relação, essa é a ideia que rege basicamente o universo de banco de dados atualmente.
Álgebra Relacional e Calculo Relacional
Álgebra Relacional é uma linguagem de consulta formal, que o usuário dá as instruções ao sistema para que o mesmo realize uma seqüência de operações na base de dados para calcular o resultado desejado. Álgebra Relacional define operadores para atuar nas tabelas.
A forma de trabalho desta linguagem de consulta é a de pegar uma ou mais tabelas como entrada de dados e produzirá uma nova tabela como resultado das operações. Essas operações permitem a um usuário especificar as solicitações básicas de recuperação da base de dados.
Uma sequência de operações de álgebra relacional forma uma expressão de álgebra relacional, como dito anteriormente, o resultado será uma relação que representa a consulta do banco.
Enquanto a álgebra define um conjunto de operações para o modelo relacional, o cálculo relacional provê uma notação declarativa para a especificação de consultas relacionais, a consulta deve ser capaz de descrever formalmente a informação desejada. Uma expressão de cálculo relacional cria uma nova relação.
Sua utilização no modelo relacional é plena, basicamente é a base, todas suas ideias sendo aplicadas no modelo relacional.
Seleção
A operação SELEÇÃO é usada para selecionar um subconjunto de tuplas de uma relação que satisfaça uma condição de seleção. Uma operação que pode ser considerada SELEÇÃO é um filtro que mantém apenas aquelas tuplas que satisfaçam uma condição de qualificação. A operação SELEÇÃO também pode ser visualizada como um particionamento horizontal da relação em dois conjuntos de tupla.
Além dos operadores de comparação de conjunto (=, <, > e etc), as cláusulas podem ser conectadas arbitrariamente pelos operadores booleanos AND, OR e NOT para formar uma condição de seleção geral.
O símbolo 𝞂 (sigma) é usado para indicar o operador SELEÇÃO e a condição de seleção é uma expressão booleana.
𝞂<condição de seleção>(R)
𝞂(DNO=4 AND SALARIO > 30000)(EMPREGADO)
Projeção
A
...