Átomos multiatômicos
Por: Iago Pacheco • 18/1/2016 • Seminário • 829 Palavras (4 Páginas) • 281 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS - ICE
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA - DQ
REAÇÃO PARA IDENTIFICAÇÃO DE ÂNIONS - PARTE II
MANAUS
2015
IAGO BRUNO PACHECO FERREIRA – 21453635
JACKELINE GUIMARÃES OLIVEIRA – 21454702
LOUISE VITÓRIA MELO DA SILVA – 21550262
WILLAMMY COSTA DE SOUSA - 21453634
REAÇÃO PARA IDENTIFICAÇÃO DE ÂNIONS - PARTE II
[pic 2]
MANAUS
2015
RESUMO
INTRODUÇÃO
O método de análise de ânions não é tão sistemático comparado aos dos cátions , todavia se consegue separá-los em grupos de acordo com a solubilidade dos sais de certas substâncias: prata, cálcio, bário e zinco, por exemplo. Sendo as reações de precipitação uma parte importante do estudo, pois, dependendo da natureza do ânion ele será solúvel ou insolúvel , podendo ou não formar precipitado e assim será feita a análise. (VOGEL ,1981)
O íon oxalato é o ânion do ácido oxálico, diácido de força media, que livre é uma substancia branca que cristaliza com duas moléculas de água, podendo ser bem dissolvido nela. Sob forte calcinação pode ser decomposto em água, monóxido e dióxido de carbono. Entre os sais de deste ácido apenas os oxalatos dos metais alcalinos e do magnésio são solúveis, os outros são pouco solúveis na água, mas dissolvem-se nos ácidos minerais.( ALEXÉEV,1983)
Nesta prática para a identificação do ânion oxalato foi utilizado solução saturada de oxalato de amônia, adicionando soluções de ácido acético 6 M e cloreto de cálcio. Os íons cálcio do cloreto precipitam os íons de oxalato que demonstram um precipitado branco (oxalato de cálcio) , que é solúvel em ácidos minerais , mas insolúvel no ácido acético.( ALEXÉEV,1983)
Ainda no terceiro grupo de ânions, o íon nitrato é o ânion do ácido nítrico, este sendo um oxidante muito forte capaz de oxidar um grande número de redutores , por este motivo o ácido nítrico é utilizado em análise para dissolver numerosos sulfuretos e diferentes metais e ligas , insolúveis em ácido clorídrico e sulfúrico. A redução do ácido nítrico gera os óxidos nítrico e o dióxido de azoto. O ácido cítrico tem como sais os nitratos solúveis em água (com exceção dos sais básicos de bismuto e de mercúrio) assim como os sais de algumas bases orgânicas.( ALEXÉEV,1983)
Foi utilizado , na identificação do ânion nitrato solução de nitrato de prata adicionando solução de ácido sulfúrico e limalha de cobre metálico .
OBJETIVOS
A partir do uso sistemático com certas especificações de procedimentos pode-se observar a presença ou a ausência desses íons assim como separar estes para análises futuras. Tem-se como finalidade neste relatório fazer a análise qualitativa sistemática com reações dos ânions oxalato e nitrato pela sistemática do grupo 3
PARTE EXPERIMENTAL
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Oxalato (C2O42-)
Foi utilizada uma solução iônica contendo C2O42-, 1 mL, mais 1 mL de acido acético (CH3COOH) 1 mol/L e 1 mL de Cloreto de Cálcio (CaCl2) 0.1 mol/L em um tudo de ensaio, formando um precipitado branco,que de acordo com Vogel (1981), esse precipitado de oxalato de cálcio proveniente de soluções neutras, insolúvel em acido acético diluído, acido oxálico diluído e em solução de oxalato de amônio, mas solúvel em acido clorídrico e em acido nítrico diluído. Este é o mais insolúvel comparado com os outros oxalatos (0,0067 g/L) e é mesmo precipitado por solução de sulfato de cálcio e acido acético.
O mesmo resultado é ressaltado por Alexéev (1983), o qual descreve que os íons cálcio do cloreto precipitam os íons de oxalato que demonstram um precipitado branco (oxalato de cálcio) , que é solúvel em ácidos minerais , mas insolúvel no ácido acético, conforme a reação:
(C2O4)2- + Ca2+ → CaC2O4↓
Possível interferente: SO4 2-
[pic 3]
Nitrato (NO3-)
Adicionou-se 1 mL de solução com AgNO3 0.1 mol/L e em seguida fios de cobre metálico limpo em um tubo de ensaio, porém não houve reação. Posteriormente, adicionaram-se gotas de H2SO4 concentrado, lentamente e observou-se que a solução esquentou e tornou-se amarelada, o fio de cobre tornou-se fosco e em seguida ocorreu desprendimento de um gás. Pela literatura, na reação relata-se a ocorrência da liberação de vapores de cor marrom avermelhada de dióxido de nitrogênio. (VOGEL, 1981)
...