A Análise Química Qualitativa
Por: Joaquim5 • 3/7/2018 • Trabalho acadêmico • 1.572 Palavras (7 Páginas) • 521 Visualizações
Análise química qualitativa
- Objetivo
Identificar íons metálicos através da reação de seus cátions (+) com íons de hidroxila (OH)-, observando a formação de precipitado em reações de dupla troca onde há diferenças de KPS.
- Introdução
A Química Analítica é a ciência que estuda os princípios e a teoria dos métodos de análise química de elementos, que nos permite determinar a composição química das substâncias ou de misturas. Pode ser dividida em química analítica quantitativa e química analítica qualitativa. A primeira serve para estabelecer as proporções entre os elementos ou íons presentes em uma substancia. A química analítica Qualitativa serve para identificar íons ou elementos em soluções, em que sua aplicação é de notória importância científica, permitindo, por exemplo, a identificação da existência de metais pesados em rios.
Neste relatório vamos tratar de uma analise química qualitativa onde faremos a identificação de íons metálicos por precipitação com hidroxila. A precipitação é a formação de um sólido durante a reação química, este sólido formado é chamado de precipitado. O precipitado é uma substancia que se separa de uma solução, formando uma fase sólida que ocorre pela com a supersaturação de uma substancia em particular na solução. A solubilidade de um precipitado depende de diversas circustancias, tais como: Temperatura, pressão, concentração de outros materiais na solução e da composição do solvente (VOGEL,1981).
Um estágio importante do processo de precipitação é o começo da nucleação. A criação de uma hipotética partícula sólida inclui a formação de uma superfície, o que necessita de energia baseado na relação energia de superfície do sólido e da solução. Se essa energia não estiver disponível, e nenhuma superfície de nucleação adequada estiver disponível, ocorre supersaturação.
A precipitação é dada pela constante do produto de solubilidade também chamado de KPS, o produto de solubilidade pode ser definido como o produto das concentrações dos íons de uma solução aquosa saturada de uma base ou um sal pouco solúvel. Em outras palavras, essa propriedade, representada por KPS, se aplica a compostos iônicos cuja solubilidade é tão baixa que sua solução saturada é extremamente diluída.
O produto de solubilidade de uma substância sempre se altera de acordo com a temperatura, sendo, aliás, o único fator capaz disso. Em reações endotérmicas, o aumento da temperatura provoca um aumento do valor do KPS. Já nas reações exotérmicas, o valor do KPS diminui à medida que a temperatura aumenta.
- Matérias e métodos.
* Matérias
- 07 Tubos de ensaio
- pipeta de Pasteur
* Reagentes
- NaOH 01 mol/L
- FeCl3 (aq) 01 mol/L
- CoCl2 (aq) 01 mol/L
- MgCl2 (aq) 01 mol/L
- CaCl2 (aq) 01 mol/L
- NiCl2 (aq) 01 mol/L
- Al2(SO4)3 01 mol/L
-CuSO₄ (aq) 01 mol/L
- Métodos
Para a realização do experimento foi separado os sete tubos de ensaio e adicionado a cada um as soluções aquosas dos seguintes sais FeCl3, CoCl2, MgCl2, CaCl2, NiCl2, Al2(SO4)3, CuSO4, cerca de 2 mL e em seguida foi adicionado NaOH até iniciar a formação do precipitado.
- Resultados
Iniciamos com FeCl3 , foi adicionado o NaOH ate iniciar a formação do precipitado, foi observado que o precipitado possuía coloração marrom avermelhado. Esta é a reação de dupla troca onde temos dois reagentes diferentes que juntos formam dois produtos diferentes, sendo o hidróxido de ferro o precipitado. Onde seu Kps é de 1,6x10 -36
3NaOH (aq)+ FeCl3 (aq) → 3NaCl (aq) + Fe(OH)3 (s) ↓
No CoCl2, foi adicionado o NaOH ate iniciar a formação do precipitado, foi observado a formação de um precipitado azul . Esta é a reação de dupla troca onde temos dois reagentes diferentes que juntos formam dois produtos diferentes, sendo o hidróxido de cobalto o precipitado. Onde seu Kps é de 1,3x10 -15 ( o numero está elevado Ro)
2NaOH (aq) + CoCl2 (aq) → 2NaCl(aq) + Co(OH)2 (s) ↓
No MgCl2, foi adicionado o NaOH ate iniciar a formação do precipitado, foi observado a formação de precipitado branco. Esta é a reação de dupla troca onde temos dois reagentes diferentes que juntos formam dois produtos diferentes, sendo o hidróxido de magnésio o precipitado. Onde seu Kps é de 7,1x10 -12.
2NaOH (aq) + MgCl2 (aq) → 2NaCl (aq) + Mg(OH)2 (s) ↓
No CaCl2, foi adicionado o NaOH ate iniciar a formação do precipitado, foi observado a formação de precipitado branco. Esta é a reação de dupla troca onde temos dois reagentes diferentes que juntos formam dois produtos diferentes, sendo o hidróxido de cálcio o precipitado. Onde seu Kps é de 6,5x10 -6.
2NaOH (aq) + CaCl2 (aq) → 2NaCl (aq) + CaOH2 (s) ↓
No NiCl2 , foi adicionado o NaOH ate iniciar a formação do precipitado, foi observado a formação de precipitado verde claro. Esta é a reação de dupla troca onde temos dois reagentes diferentes que juntos formam dois produtos diferentes, sendo o hidróxido de níquel o precipitado. Onde seu Kps é de 6x10-16.
...