A CALORIMETRIA E CALORES DE REAÇÃO
Por: Petra Jamhour • 23/4/2017 • Relatório de pesquisa • 1.156 Palavras (5 Páginas) • 477 Visualizações
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – TURMA S62
LILIAN WEISS
PETRA MARIA MELO JAMHOUR
THAIS DAMASIO
RELATÓRIO AULA PRÁTICA 08
CALORIMETRIA E CALORES DE REAÇÃO
CURITIBA
2014
LILIAN WEISS
PETRA MARIA MELO JAMHOUR
THAIS DAMASIO
RELATÓRIO AULA PRÁTICA 05
SOLUÇÕES – ANÁLISE VOLUMÉTRICA
Relatório apresentado com obtenção parcial de nota na matéria de QB71F - Química Básica (S62) do curso de bacharelado em Química da UTFPR. Professor: Luiz Alberto Pavelsky da Costa. |
CURITIBA
2014
ÍNDICE
1.INTRODUÇÃO……………………………………………………………………… p.04
2.MATERIAL E MÉTODOS…………………………………………………………..p.05
3.RESULTADOS E DISCUSSÕES………………………………………………….p.07
4.CONCLUSÃO………………………………………………………………………..p.09
5.REFERÊNCIAS……………………………………………………………………...p.10
1.INTRODUÇÃO
Calorimetria é a parte da física que estuda os eventos, trocas de energias entre corpos ou sistemas em forma de calor, que ocorrem ao nosso redor. Calor significa uma transferência de energia térmica de um sistema para outro, ou seja: um corpo absorve calor e outro libera. A calorimetria pode ser dividida em duas partes: a reação exotérmica (liberação de calor), no qual podemos citar como exemplo a combustão da gasolina, e a reação endotérmica (absorção de calor), no qual a fotossíntese das plantas se encaixa.
Princípios da Calorimetria:
1. Transformações inversas: a quantidade de calor recebido por um corpo é a mesma quantidade, em módulo, que outro corpo cede ao voltar, pelo mesmo processo, à situação inicial.
2. Equilíbrio Térmico: quando vários corpos (com temperaturas diferentes) trocam calos entre si, e somente entre si, sendo que alguns perdem e outros recebem calor, observamos que com o decorrer do tempo todas as substâncias estacionam com a mesma temperatura, temperatura de equilíbrio térmico.
3. Igualdade das Trocas de Calor: quando vários corpos transferem calor apenas entre si, a soma das quantidades de calor que alguns cedem é igual, em módulo, à soma das quantidades de calor que os restantes recebem.
A ciência que estuda essas transformações, e determina a quantidade de calor que foi transferido é a termodinâmica. A termodinâmica estuda as relações entre o calor trocado, representado pela letra Q, e o trabalho realizado, presentado pela letra w. A primeira lei da termodinâmica estabelece quando um sistema fechado sofre uma transformação, variação de sua energia interna (U). É através das variações de temperatura, pressão e volume, que os estudos buscam compreender as transformações e o comportamento que ocorrem na natureza. A quantidade de calor, geralmente, é definida como a energia térmica que é transferida de um corpo para o outro em virtude da diferença entre eles, de temperatura. Pode também ser definida como a quantidade de caloria que é necessária para elevar a temperatura de 1ºC de 1g de uma substância. E é medido em calorias ou joules (1 Cal=4,18 J). A capacidade específica de uma substância de mudar sua temperatura ao receber ou liberar calor é chamada de Calor Específico (c). A unidade usual para determinar o calor específico é cal / g ºC.No sistema internacional se usa J/K.kg. Como cada componente ou sistema possui propriedades diferentes em suas composições, o que irá diferir nos valores de energia, além do calor específico, será também sua massa utilizada no sistema e a temperatura envolvida. O calorímetro de água é um dos métodos que podem estudar essas transformações.
2.MATERIAIS E MÉTODOS
MATERIAIS | REAGENTES |
- 1 calorímetro - 1 termômetro - 1 béquer de 100ml - 1 béquer de 250ml - 1 proveta de 100ml - 1 tripé de ferro - 1 bastão de vidro - 1 tela de amianto - 1 frasco lavador - 1 vidro de relógio - 1 balança | - 100ml Solução de HCl. - Hidróxido de sódio – NaOH sólido (MP) |
2.1 Experimento 01 – Capacidade Calorífica ou Equivalente em Água do Calorímetro (K).
Com o auxílio de uma proveta, colocou-se 100 ml de água na temperatura ambiente em um béquer de 100 ml. Transferiu-se a água do béquer para o calorímetro e em seguida fechou-o e com a ajuda de um termômetro, fixado na tampa do calorímetro, mediu-se a temperatura da substância no interior. Em seguida foi colocado em um béquer, 100 mL de água e colocou-se o recipiente em cima de uma tela de amianto. Com o auxílio de um fósforo, acendeu-se o bico de bunsen, localizado embaixo da tela de amianto. Esperamos a temperatura da água chegar, aproximadamente, à 50 ºC, e essa água foi transferida para o calorímetro que foi fechado rapidamente para medir a temperatura do sistema.
...