A CARACTERIZAÇÃO DE LIPÍDEOS
Por: annabarb • 27/5/2018 • Trabalho acadêmico • 980 Palavras (4 Páginas) • 832 Visualizações
ANA PAULA BARBOSA
CARACTERIZAÇÃO DE LIPÍDEOS
CRICIÚMA
2015
RESULTADOS E DISCUSSÕES
SAPONIFICÇÃO
Saponificação é basicamente a interação que ocorre entre um ácido graxo existente em óleos ou gorduras com uma base forte com aquecimento. Nesse procedimento, houve a reação entre um ácido graxo e uma base forte, o hidróxido de sódio, havendo uma hidrólise e formando glicerol livres de ácidos graxos.
ESTABILIZAÇÃO DE UMA EMULSÃO
Foram obtidos os seguintes resultados:
Tubo 1 formou-se uma camada de óleo sobre a água. Isso se deve a diferença de polaridade de ambos. Houve, portanto, a formação de duas fases.
Tubo 2 houve a formação de duas fases. Isso ocorreu devido à solução de sabão ser anfipático, possuindo características hidrofóbicas e hidrofílicas. Portanto, há a formação de micelas de sabão e lipídios.
PRECIPITAÇÃO DE SABÕES E LIBERAÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS
Foram obtidos os seguintes resultados:
No tubo 3 o fato de o NaCl ter solubilizado totalmente ocorre porque o sabão possui uma porção polar e outra porção apolar. Então o sabão por ter uma de suas porções polar consegue se dissolver em água que é polar.
No tubo 4 a solução de sabão misturado com ácido clorídrico (HCl) resultou na recuperação do ácido graxo. Onde houve uma reação de neutralização entre o sabão e o HCl, que levou a formação de um ácido carboxílico de cadeia longa. Já com o tubo 5, houve a formação do sabão de água dura, um sabão que não forma espuma e é mais insolúvel que os demais. Isso se deve a troca do cálcio pelo sódio na solução.
INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS
1. Explicar por que a solução de sabão quando agitada forma espuma.
As moléculas do sabão possuem duas regiões: uma parte polar, chamada de cabeça, e uma parte apolar, formada por hidrocarbonetos, chamada de cauda. As duas partes interagem de modo que na superfície de contato da água (polar) com o ar (apolar), as moléculas do sabão se organizam, formando uma película artificial na água. Quando o sistema é agitado, moléculas de gás são englobadas por uma película fina da água de sabão. Assim, formam-se as bolhas e, posteriormente, a espuma, que neste caso, uma camada de água ficará entre as demais bolhas, fazendo com que a parte apolar das moléculas de sabão estarão direcionadas para o ar e a parte polar direcionada para a água.
2. Explicar a ação detergente dos sabões. Discuta o que ocorreu com as misturas dos tubos 1 e 2 antes e após a agitação.
A ação detergente dos sabões se dá pelo fato dos sabões serem sais de ácidos carboxílicos onde ocorre uma substituição do hidrogênio por um cátion. É por causa dessa estrutura das micelas (agregado de moléculas anfipáticas), onde as moléculas de gorduras ficam aprisionadas no centro das micelas, ou seja, na parte hidrofóbica. Então, por essa característica anfipática que o sabão interage tanto com a água quanto com as gorduras, proporcionando assim a limpeza das sujeiras.
No tubo 1 como tínhamos apenas o óleo vegetal e a água, observamos que não houve a mistura das duas substâncias tendo a formação de duas fases, já que a água e o óleo têm polaridades diferentes e por isso não interagem entre si. Já o no tubo 2 após a agitação vimos as duas substâncias dissolvidas, mas após os 10 minutos observamos que se formou duas fases. Isso ocorre por que o sabão é anfipático, contendo uma parte polar e outra apolar, ficando assim, a parte hidrofílica na parte de inferior e a parte hidrofóbica na parte superior do tubo.
3. Discuta a estabilização da emulsão do item 6.2.
Apenas a água não é capaz de se dissolver em gorduras, por serem hidrofóbicas, as gotas de óleo, por exemplo, em contato com a água, tendem aglutinar-se
...