A CROMATOGRAFIA
Por: erika.pontes • 19/4/2021 • Trabalho acadêmico • 3.284 Palavras (14 Páginas) • 201 Visualizações
[pic 1]
CROMATOGRAFIA
Érika Pontes Machado
Gleice Kevelyn Gouveia da Silva
Paola Mayara Valente Coronel
Prof. Dr. Rafael do Prado Apparecido.
Campo Grande - 201
CROMATOGRAFIA
Relatório apresentada a disciplina de Química Orgânica I Prática, do curso de Farmácia Bacharelado, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para fins de composição de vinte por cento da nota da primeira prova.
Prof. Dr. Rafael do Prado Apparecido.
Campo Grande - 2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------------4
1.1 Cromatografia----------------------------------------------------------------------------------------4
1.2 Cromatografia em Coluna------------------------------------------------------5 e 6
1.2 Cromatografia em Camada Delgada---------------------------------------------7
1.3 β-caroteno--------------------------------------------------------------------------8 e 9
2 OBJETIVO-----------------------------------------------------------------------------------10
2.1 Objetivos gerais-----------------------------------------------------------------------10
2.2 Objetivos específicos----------------------------------------------------------------10
3 MATERIAL E MÉTODO--------------------------------------------------------11, 12 e 13
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO---------------------------------------------------14 e 15
5 OBSERVAÇÕES E DIFICULDADES ENCONTRADAS---------------------------16
6 CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------------------------17
7 REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
1.1 Cromatografia
A cromatografia é um método físico-químico de separação e purificação, que tem como base a separação de misturas por interação diferencial entre duas fases imiscíveis. Com propósitos analíticos com o intuito de separar e identificar ou medir os componentes de uma mistura. A cromatografia analítica geralmente é feita com uma coluna fina, longa, que fornece uma boa separação e propósitos preparativos para purificar uma quantidade significativa dos componentes de uma mistura. A cromatografia preparativa, usa colunas maiores e mais largas que podem ser manipuladas com menos cuidado. Existe a fase móvel (líquido ou gás) e a fase estacionária (líquido ou sólido). A grande variedade de combinações entre fases móveis e estacionárias a torna uma técnica de grande aplicabilidade. A fase móvel passa pela fase estacionária que pode estar dentro de uma coluna (cromatografia em coluna) ou sobre uma placa (cromatografia em camada delgada) e os componentes da mistura são separados pela diferença de afinidade pelas duas fases (BRONDANI, 2016).
A cromatografia pode ser utilizada para a verificação de compostos, por comparação com padrões previamente existentes, para a purificação de compostos, separando-se as substâncias indesejáveis e para a separação dos componentes de uma mistura. Existem diferentes formas de cromatografia que serão utilizadas de acordo com os componentes a serem separados ou identificados. (DEGANI et al., 1998).
[pic 2]
Disponivel em: http://www.ufjf.br/quimica/files/2016/08/Introdu%C3%A7%C3%A3o-a-cromatografia-Marcone-20161.pdf
1.1 Cromatografia em Coluna
A cromatografia em coluna é uma técnica de participação entre a fase móvel e a fase estacionária, a fase móvel é arrastada através da coluna apenas pela força da gravidade. A fase estacionária é sólida, colocada em uma coluna de vidro de diâmetro variado, a amostra é colocada no topo da coluna e a fase móvel é o eluente que passa através dela. Os adsorventes podem ser sílica gel, óxido de alumínio, silicato de magnésio, carvão ativo ou celulose microcristalina. O tamanho das partículas do adsorvente afeta o fluxo do solvente através da coluna (DEGANI et al., 1998).
O tamanho é dado através do valor de mesh. Quanto maior o valor de mesh menor o tamanho da partícula (exemplo: sílica gel 230-400 tem partículas menor que sílica gel 60). Tipicamente Sílica gel mesh de 70-230 é indicado para fazer coluna utilizando somente a força da gravidade para eluição. Partículas de sílica gel com mesh de 230-400 (cromatografia flash) podem ser utilizadas em coluna cromatográfica com uma pressão externa para acelerar a eluição. Isto acontece, pois, partículas menores têm uma maior superfície de contato e permitem maior eficiência na eluição mesmo em velocidades maiores (você pode realizar a coluna em menor tempo através da utilização de pressão para eluir) (BRONDANI, 2016).
...