A Calibração de Vidrarias
Por: CRISTIENO • 29/5/2022 • Relatório de pesquisa • 1.372 Palavras (6 Páginas) • 103 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ABÍLIO PAULO – CEDUP
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
CRISTIENO JOAQUIM DA SILVA
AULA PRÁTICA DE
CALIBRAÇÃO DE VIDRARIAS
CRICIÚMA, 08 DE MARÇO DE 2022
[pic 2]
CRISTIENO JOAQUIM DA SILVA[pic 3]
AULA PRÁTICA DE
CALIBRAÇÃO DE VIDRARIAS
Relatório de aula prática, orientado pela professora Aline, apresentado para a disciplina de Analítica do Curso Técnico em habilitação em Química, Centro de Educação Profissional Abílio Paulo CEDUP.
CRICIÚMA, 08 DE MARÇO DE 2022
[pic 4]
SUMÁRIO[pic 5]
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................04
2 FUNDAMENTO TEÓRICO...................................................................................05
2.1 CALIBRACÕES DE VIDRARIAS.....................................................................05
3 MATERIAIS REAGENTES...................................................................................05
4 PROCEDIMENTOS................................................................................................05
4.1 CALIBRAÇÃO DE UMA PIPETA DE 10 ML.................................................05
4. 2 TEMPO DE ESCOAMENTO DE UMA PIPETA DE 10,00 ML...................06
5 RESULTADO E DISCUSSÃO ..............................................................................06
5.1 VOLUMES UTILIZADOS..................................................................................06
5.2 CÁLCULOS..........................................................................................................06
6 CONCLUSÃO..........................................................................................................07
7 LISTA DE FIGURAS E ESQUEMAS...................................................................08
8 REFERÊNCIAS.......................................................................................................09
1 INTRODUÇÃO
Considera-se calibração de vidrarias, a comparação entre os valores de um equipamento de medição concretizada. Afirma-se que esses valores e suas referências são estabelecidos por padrões de condições próprios, como exemplo sujeira ou poeira no equipamento e também a temperatura ambiente. O objetivo de calibrar vidrarias é obter com precisão as medidas, a fim de corrigir qualquer tipo de erro, reduzindo de forma considerável, custos, desperdícios e retrabalhos. A calibração errada ou não calibração de vidrarias podem acarretar resultados não confiáveis. Observa-se que mais de uma pesagem será feita para uma calibração exata, e então se deve tirar a média da massa de água e o erro absoluto, afirmando qual o volume será considerado. Algumas medições serão realizadas para uma melhor análise do experimento, caso não haja concordância nas calibrações.
2 FUNDAMENTO TEÓRICO
2.1 CALIBRAÇÕES DE VIDRARIAS
Em geral os equipamentos e as ferramentas de medição perdem a precisão ao longo do tempo, e a comprovação da rastreabilidade é necessária em caso de falhas. Os benefícios adicionais da calibração da ferramenta incluem garantir a qualidade e a redução de defeitos na produção. A calibração é a determinação e documentação do desvio entre a leitura de um instrumento de medição ou de uma unidade de controle para o valor indicado por um dispositivo de referência de nível superior. Isso significa que dois valores são comparados entre si, um dos quais é conhecido e fixo. A calibração de vidrarias garante que o instrumento utilizado realiza as medições precisas e oferece os resultados mais consistentes nos ensaios. A maioria das vidrarias é utilizada em laboratórios químicos, de saúde e industriais, na pesquisa e desenvolvimento de formulações.
3 MATERIAIS E REAGENTES
MATERIAIS / EQUIPAMENTOS |
Pipeta volumétrica 5 ml, 10 ml e 25 ml |
Termômetro |
Erlenmeyer de 125 ml |
Água Destilada |
Cronômetro |
Béquer de 250 ml |
Balança Analítica |
Pera de Sucção |
4 PROCEDIMENTOS
4.1 CALIBRAÇÃO DE UMA PIPETA DE 10,00 ML
Pegou-se a água destilada, higienizou-se a pipeta e secou-se para obter-se precisão nas medidas. Em seguida mensurou-se a massa de dois erlenmeyers de 125 ml e posicionou-se ao lado da balança. Preparou-se um béquer com água destilada próxima a balança e lavou-se uma pipeta volumétrica adequadamente até observar-se um filme contínuo de água em sua parede interna.
Pipetou-se cuidadosamente água destilada até acima da marca de calibração da mesma, limpou-se o excesso de líquido da parte externa da pipeta com papel absorvente e tocou-se a ponta da pipeta na parede interna de um béquer contendo água destilada e escoa-se o líquido controlando-se a vazão. Ajustou-se o menisco da pipeta com cuidado e verteu-se a quantidade de água destilada medida para um erlenmeyer previamente pesado.
Mensurou-se a massa da água contida no erlenmeyer em balança analítica e a temperatura da água no momento do experimento. Repetiu-se o item anterior pelo menos mais uma vez, até encontrar-se os volumes de água contidos na pipeta utilizada, o erro relativo entre os dois volumes medidos e por fim o volume médio de líquido medido pela pipeta.
...