A Cladização em Química
Por: Valeska Alves • 1/10/2015 • Artigo • 735 Palavras (3 Páginas) • 987 Visualizações
ETEC PARQUE BELÉM
CLADIZAÇÃO
Lucca de Menezes Palma & Valeska Vieira Alves
Proteção Contra Corrosão / Prof. Ricardo Augusto
Técnico em Química
Introdução
LUCCA Aqui, não esqueça de colocar espaçamento(espaço da margem lateral e o início do texto) para começar o texto, não dê espaço entre esses parágrafos e o título do proximo
A cladização
A cladização ou cladeamento é um método de revestimento metálico muito utilizado na indústria química com a finalidade de controlar a corrosão de materiais. Consiste na aplicação, através de soldagem, de um metal resistente à corrosão sobre outro metal cuja resistência à corrosão é inferior e geralmente tem maior resistência mecânica, como em latas de alimentos em geral.
Pode ser feita pela laminação conjunta, a quente, de chapas do metal base com a chapa de revestimento, pelo processo de explosão ou por solda. A complexidade do equipamento é que vai determinar o método mais indicado.
No processo de explosão tem-se a cladização da chapa do metal base com a chapa de revestimento em consequência do duplo efeito do aquecimento intenso e da forte prensagem resultante de um a explosão feita sobre as duas chapas metálicas superpostas.
Somente um dos lados da chapa é revestido (aquele que fica em contato com o meio corrosivo).
O conjunto chapa-revestimento é chamado de clad. A espessura da camada do metal de revestimento é de 2-4 mm, normalmente.
A cladização de aço-carbono com aço inoxidável, níquel, titânio e tântalo tem sido muito usada em vasos de pressão, reatores e tanques de armazenamento.
O aço-carbono fornece ao equipamento as propriedades mecânicas necessárias e o aço inoxidável, ou os outros metais, fornece a resistência ao meio corrosivo, não havendo necessidade de se usar grandes espessuras de materiais metálicos de custos extremamente elevados.
Aços inoxidáveis austeníticos: Possuem uma ampla aplicação de uso do níquel, que está presente em cerca de dois terços dos aços inoxidáveis produzidos, onde se inclui o inox mais comum, AISI 304 18Cr - 8Ni. Possui melhor ductilidade, boa soldabilidade, como também resistência mecânica e proteção à corrosão e à oxidação a altas temperaturas; além disso, possui ainda tenacidade a baixas temperaturas.
Os aços inoxidáveis austeníticos são normalmente empregados nas indústrias petroquímicas para combater os ataques corrosivos causados pela combustão de gases, vapor e processos químicos. Os tipos de aplicação são numerosas e as temperaturas envolvidas podem chegar a 1000ºC ou mais.
Figura 1 - Tanque de aço-carbono com parte interna de aço inoxidável AISI 304
[pic 1]
Fonte: ABS REVESTIMENTOS PROTETORES Especialização em Soldagem-UFPR - Disponível em: <http://ftp.demec.ufpr.br/disciplinas/TM048/Revestimentos%20Protetores.pdf> Acesso em 19/08
O alclad é um produto formado por ligas de alumínio revestidas por alumínio metálico (puro), e é muito utilizado na indústria.
TRICLAD para juntas de transição naval
Cladeamento por explosão pode ser utilizado para fabricar juntas de transição entre metais dissimilares.
...