A Contextualização Com O Mercado E Perfil Profissional
Por: luizlext9 • 1/7/2023 • Trabalho acadêmico • 1.335 Palavras (6 Páginas) • 125 Visualizações
ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Nome: Luiz Antonio Rodrigues da Silva
Vídeo aula 1
Atividade 1
Contextualização com o mercado e perfil profissional
Um ponto apresentado na vídeo aula que me deixou impressionado foi o amplo mercado para o profissional da qualidade. Como foi apresentado, os panoramas são amplos, mas meu conhecimento era que esse profissional só tinha espaço em empresas alimentícias ou empresas de exportações que zelam por produtos impecáveis. Assim como a variedade de atuação, também impressiona a variedade de cargos que podem ser ocupados por profissionais da qualidade, tais como: inspetor da qualidade, assistente da qualidade e processo, auditor da qualidade, etc. Trabalhei em empresas onde a qualidade não se faz necessária somente para o desenvolvimento mas também para a sobrevivência da mesma. Toda empresa desde a micro empresa até a maiores multinacionais tem que ter uma área especifica voltada a qualidade e/ou profissionais habilitados com ferramentas especificas para que a empresa tenha maior produtividade não deixando de lado a qualidade.
O perfil do profissional que trabalha na qualidade é sempre alguém com visão crítica, que esteja sempre usando as ferramentas da qualidade, seja proativo, flexibilidade, adaptação e perfil de liderança para motivar equipes de trabalho, boa comunicação com todos de maneira clara, organização e capacidade de desenvolver a organização, trabalho em equipe, comprometimento e responsabilidade
Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área da qualidade:
Antes de começar o curso vi que tem muitas vagas para esse profissional, e foi o que me motivou a realizar o curso, além do conhecimento adquirido. As áreas que mais achei encontrei vagas foram de produção (seja de qualquer ramo), mas já vi que abrange diversos segmentos como: indústria automotiva e metalúrgica, podendo atuar também no setor alimentício, hospitalar, calçadista, laboratorial, bancário, hoteleiro, telefonia, internet, energia, saneamento, lojas de roupas, óticas, restaurante, lojas de informática, venda de automóveis. Sendo que cada empresa vai ter suas preocupações de maneiras diferentes em relação a qualidade mas todas com o mesmo intuito, de satisfazer o cliente e de ter produtividade.
Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos
As atividades que o profissional de qualidade vai exercer dentro do mercado de trabalho são: utilizar ferramentas para solucionar problemas e, portanto, melhorar os processos dentro da empresa; orientar colaboradores em relação aos métodos de produção, aos prazos para que os procedimentos sejam executados e as não conformidades encontradas; planejar sistemas da qualidade, elaborar bons manuais e instruções de trabalho e realizar a sua implementação; analisar as reclamações de clientes a fim de identificar suas causas, buscar soluções para essas falhas e orientar os envolvidos sobre as medidas tomadas para resolver o problema; participar de auditorias internas e externas, elaborando e distribuindo documentos e check lists do que deve ser auditado, além de preenchendo formulários; monitorar indicadores e realizar diagnósticos, tendo como foco o aumento da produtividade e da competitividade para a empresa. Mas claro, depende do ramo da empresa, da necessidade que a empresa tem de cada avaliação ou de analises. Mas como futuro gestor da qualidade seria bom se todos os profissionais e empresas realizassem esses procedimentos, afim de sempre buscar padronizar ou melhorar seus produtos ou métodos de produção.
O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações
Sem dúvidas a empresa que não se atualiza e volta suas atenções para a qualidade está fadada ao fracasso cedo ou tarde, então cada vez mais é de suma importância a qualidade dentro das mesmas. E sendo de importância para a empresa de modo a aumentar a satisfação dos clientes finais, redução de custos por falhas, crescimento da competitividade no mercado e melhoria de sua imagem no mercado.
Cases de sistemas de qualidade
A ISO 9001 é a norma internacional para Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) publicada pela ISO (a International Organization for Standardization). A norma foi recentemente atualizada em 2015, e é referenciada como ISO 9001:2015. De forma a ser liberada e atualizada, a ISO 9001 tem que ser comensurada pela maioria dos países membros de forma que ela se torne uma norma reconhecida internacionalmente, o que significa que ela é aceita pela maioria dos países ao redor do mundo. O que torna indispensável para empresas que querem exportar, e também para empresas que buscam se diferenciar no mercado. Porém não e fácil implementar essa cultura na empresa, como foi visto no caso das empresas mostradas na aula, mas traz muitos benefícios tanto para a empresa quanto para o funcionário.
Metodologia e histórico da qualidade
O Ciclo PDCA é uma ferramenta dividida em quatro etapas e utilizada para solucionar problemas que não são facilmente visualizados na solução de problemas nas empresas e é uma das metodologias mais usadas. Assim como para a melhoria contínua de processos. Geralmente, esses problemas também já sofreram diversas tentativas de solução. Dessa forma, suas finalidades são acelerar e aperfeiçoar as atividades de uma empresa, por meio da identificação dos problemas, de suas causas e das possíveis soluções. Por isso, é importante conhecer e saber como aplicar os quatro estágios dessa metodologia: Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Verificar)e Act (Agir). O que sempre me chamou atenção é que o Japão sempre foi um pais disciplinado e com senso de organização e crescimento, mas entendi que esse país adotou esse e mais métodos em sua cultura. Essa metodologia passou dor diversas modificações e teve diversas mentes brilhantes criando e aperfeiçoando o método. Falarei de alguns:
...