TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criação de Uma Solução Padrão de Mentol a Partir da Hortelã

Por:   •  7/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Criação de uma Solução Padrão de Mentol a partir da Hortelã (mentha arvensis)

1 – Introdução

    A espécie de hortelã analisada apresenta mais comumente em sua composição mentol, em grande maioria, mas também mentona e isomentona. Em menores quantidades ainda se encontram em certos experimentos presença de limoneno e mentil acetato principalmente. Nesse experimento o objetivo será separar, o melhor possível, o mentol dos outros compostos da sua planta de origem a fim de melhor analisar a presença desta mesma molécula em um produto farmacêutico. O problema principal é da temperatura muito próxima de ebulição entre a mentona (207 ºC) e o mentol (212º C), sendo o fator mais dificultador de uma simples destilação. O valor esperado de rendimento de óleo corresponde de 1,7 (no caso de folhas secas) a 2,4% (em folhas frescas).  Já o rendimento do mentol corresponde a esperados 52,3% no experimento referenciado, reconhecendo desvios dados pelas variações naturais próprias de cada amostra.

2 – Procedimento

    2.1 – Para a retirada do óleo essencial são utilizados 30g de menta moída, passando por uma destilação a vapor
   2.2 – O óleo resultante será filtrado após tratamento com Na2SO4 anídrico para remoção da água e umidade.
   2.3 – Mentol será cristalizado pelo resfriamento do óleo a +14, +10 e a -5ºC, por 8 horas cada e respectivamente.
   2.4 – Os cristais então poderão ser separados do óleo. O “óleo dementolado” ainda contém mentol, entre outras substâncias. Para sua recuperação, 8g de ácido bórico em um frasco de destilação por 3 horas irá destilar a mentona.
   2.5 – Resíduos da destilação contendo boratos de mentol serão saponificados por destilação a vapor sobre 70g de solução NaOH 15%, efetivamente separando os cristais de mentol da mistura líquida contendo as outras substâncias presentes na planta. Os cristais podem ser secos a temperatura de 26ºC.

3 – Bibliografia

3.1 – Watanabe, C.H.; Nosse, T. M.; Garcia, C. A.; Pinheiro Povh, N. Extração do óleo essencial de menta (Mentha arvensis L.) por destilação por arraste a vapor e extração com etanol. DEQ – UEM, Av. Colombo, 5790, 87020-900 Maringá, PR, Brasil.
3.2 - ALVI, M.N., S. AHMAD AND K. REHMAN.
Preparation of Menthol Crystals from Mint (Mentha arvensis). Department of Chemistry, University of Agriculture, Faisalabad–38040, Pakistan

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com