A Criação de Uma Solução Padrão de Mentol a Partir da Hortelã
Por: Code Carnavalli • 7/9/2020 • Trabalho acadêmico • 385 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
Criação de uma Solução Padrão de Mentol a partir da Hortelã (mentha arvensis)
1 – Introdução
A espécie de hortelã analisada apresenta mais comumente em sua composição mentol, em grande maioria, mas também mentona e isomentona. Em menores quantidades ainda se encontram em certos experimentos presença de limoneno e mentil acetato principalmente. Nesse experimento o objetivo será separar, o melhor possível, o mentol dos outros compostos da sua planta de origem a fim de melhor analisar a presença desta mesma molécula em um produto farmacêutico. O problema principal é da temperatura muito próxima de ebulição entre a mentona (207 ºC) e o mentol (212º C), sendo o fator mais dificultador de uma simples destilação. O valor esperado de rendimento de óleo corresponde de 1,7 (no caso de folhas secas) a 2,4% (em folhas frescas). Já o rendimento do mentol corresponde a esperados 52,3% no experimento referenciado, reconhecendo desvios dados pelas variações naturais próprias de cada amostra.
2 – Procedimento
2.1 – Para a retirada do óleo essencial são utilizados 30g de menta moída, passando por uma destilação a vapor
2.2 – O óleo resultante será filtrado após tratamento com Na2SO4 anídrico para remoção da água e umidade.
2.3 – Mentol será cristalizado pelo resfriamento do óleo a +14, +10 e a -5ºC, por 8 horas cada e respectivamente.
2.4 – Os cristais então poderão ser separados do óleo. O “óleo dementolado” ainda contém mentol, entre outras substâncias. Para sua recuperação, 8g de ácido bórico em um frasco de destilação por 3 horas irá destilar a mentona.
2.5 – Resíduos da destilação contendo boratos de mentol serão saponificados por destilação a vapor sobre 70g de solução NaOH 15%, efetivamente separando os cristais de mentol da mistura líquida contendo as outras substâncias presentes na planta. Os cristais podem ser secos a temperatura de 26ºC.
3 – Bibliografia
3.1 – Watanabe, C.H.; Nosse, T. M.; Garcia, C. A.; Pinheiro Povh, N. Extração do óleo essencial de menta (Mentha arvensis L.) por destilação por arraste a vapor e extração com etanol. DEQ – UEM, Av. Colombo, 5790, 87020-900 Maringá, PR, Brasil.
3.2 - ALVI, M.N., S. AHMAD AND K. REHMAN. Preparation of Menthol Crystals from Mint (Mentha arvensis). Department of Chemistry, University of Agriculture, Faisalabad–38040, Pakistan
...