A Cristalização Fracionada
Por: raquelorem • 30/4/2018 • Relatório de pesquisa • 251 Palavras (2 Páginas) • 415 Visualizações
Introdução
A Cristalização fracionada é um método de separação no qual tem-se dois ou mais solutos em solução e deseja-se extraí-los levando em consideração sua solubilidade em determinado solvente. Para isto é feito uma mudança físico-química na solução, pode ser na variação da temperatura da solução para um ponto em que um dos sólidos é menos solúvel em determinado solvente ou na concentração da solução através da evaporação do solvente. Nos dois casos temos como resultado a cristalização de um sólido.
Esta operação é utilizada nas salinas para obter sais da água do mar, em que a água evapora e as diferentes espécies de sais cristalizam-se separadamente. Quando se quer obter substâncias muito puras utiliza-se este método também.
Resultado e discussões
Foram pesados os seguintes sais NaNO3 e KCl e os pesos fora 8,545 g e 7,505 g respectivamente. Dissolvendo-os em água ha a formação de uma solução com os íons Na+, NO3-, K+ e Cl-. Que podem se associar conforme as reações de equilíbrio abaixo:
Na+ + NO3- NaNO3
K+ + Cl- KCl
K+ + NO3- KNO3
Na+ + Cl- NaCl
Com base no gráfico de solubilidade, o composto mais solúvel a 20º C dentre estes é o NaNO3 com solublidade de 7,6 mol/L, o composto menos solúvel a 100º C é o NaCl com solubilidade de 5,6 mol/L. Nota-se também que o KNO3 e o NaCl possuem mesma solubilidade molar (5,2 mol/L) na temperatura aproximada de 40º C.
Após solubilização os íons ficaram nas seguintes concentrações molares:
[Na+] = [NaNO3] =
...