A DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
Por: AlandeSouza • 10/12/2022 • Resenha • 686 Palavras (3 Páginas) • 145 Visualizações
GGQ – DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
2o período de 2022 - Prof. Carlos Ribeiro
Nome do aluno: Alan de Souza
Resenha número: 02
- Assunto: Museu Ciência e Vida: localizado em Duque de Caxias – RJ, o museu é uma realização da Fundação CECIERJ, em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de janeiro
Referência: Sítio do Museu Ciência e Vida. Disponível em <https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/museu-ciencia-e-vida/>. Consultado em 16 de novembro de 2022.
- Texto da resenha:
O Museu Ciência e Vida fica localizado na cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro e é um empreendimento da Fundação CECIERJ em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de janeiro. Possui aproximadamente 5000 m2 com diversas exposições temporárias, planetário, auditório e salas para oficinas, o que possibilita, a cada visita, uma nova experiência para o público.
Atualmente, a instituição oferece gratuitamente várias atividades culturais, artísticas e educativas, além das exposições: oficinas para professores, programas de atendimento diferenciado para grupos, oficinas de robótica, atividades lúdicas educacionais, cineclube, palestras e seminários, além das espetaculares sessões de planetário. A entrada é gratuita, para entrar somente é pedido ao usuário que assine o livro de presença.
O museu tem por missão estimular de forma interativa, dinâmica e lúdica a curiosidade pelo conhecimento científico atuando como um espaço de divulgação e popularização da Ciência e apoio ao professor. E também, tornar-se uma referência em divulgação da ciência na Baixada Fluminense contemplando toda diversidade de público. Consolidar sua posição como parceiro de instituições de educação, ciência e cultura. trabalha tendo como valores o compromisso social, a valorização da memória institucional, a inclusão, o trabalho em equipe e colaboração externa, a sustentabilidade, a ética, a transparência e a urbanidade.
Um bom exemplo de inclusão que eles proporcionam é a descrição dos vídeos disponíveis em sua página eletrônica em libras, para que as pessoas surdas possam ter acesso à informação.
Uma iniciativa muito interessante do museu foi a série de lives Conecta, que ocorre às quartas feiras, sobre ações de divulgação científica realizadas pelo museu com seus parceiros, com abordagem de diversos assuntos, como Ciência & Arte, dia internacional da mulher e outros assuntos relacionados ao museu. Esta sessão foi iniciada devido ao momento de distanciamento social provocado pela pandemia, impossibilitando os encontros durante as exposições do Museu Ciência e Vida. Este encontro online oferece certificado com o preenchimento de um formulário.
Outra atividade muito importante é evento “De Frente com Cientistas” que acontecia mensalmente no Museu Ciência e Vida e agora ocorre no formato online devido a pandemia. A ideia do evento é mostrar a trajetória do cientista, aproximando a plateia da carreira e seus estudos. Sempre gratuito e com direito a certificado, o evento busca apresentar a vida de cientistas, desfazendo a imagem distanciada que, em geral, se tem dessas carreiras. O programa já recebeu importantes nomes nacionais e internacionais, a exemplo do Nobel de química Kurt Wüthrich e do Nobel de física Serge Haroche.
...