A Determinação De Densidade De Sólidos E Líquidos
Por: jotinha754 • 16/8/2023 • Relatório de pesquisa • 1.481 Palavras (6 Páginas) • 89 Visualizações
ÍNDICE
Introdução Pág. 2
Objetivos Pág. 2 Materiais e métodos Pág. 2 Procedimentos experimentais Pág. 3
Resultados e discussões Pág. 4 Conclusão Pág. 5
Referências Pág. 5
INTRODUÇÃO
A densidade da solução relaciona, a massa com o volume da própria solução. Ela indica a massa da solução correspondente a uma unidade de volume (por exemplo: 1 mililitro). (RICARDO FELTRE, 2004, p. 18). A densidade é uma propriedade específica da matéria e pode mudar de acordo com diferentes fatores, como temperatura e pressão (STÉFANO ARAÚJO NOVAIS). As CNTP (condições normais de temperatura e pressão) são 25°C a 1atm. Dentro das CNTP, a água possui d=1g/ml. As unidades mais utilizadas para determinação de densidade de substâncias são g/ml ou g/cm³ (DIEGO GOMES, 2020), sendo a segunda unidade a presente no SI (sistema internacional de unidades). Sendo uma propriedade específica da matéria, a densidade pode ser utilizada para identificar a pureza ou impureza de algum material. Não se deve confundir densidade com concentração comum e nem com o termo “peso” (RICARDO FELTRE, 2004, p. 18). Geralmente, utiliza- se balanças analíticas ou semi-analíticas acompanhadas de outros instrumentos como o picnômetro para realizar o cálculo da densidade de determinados líquidos. A densidade de amostras sólidas pode ser realizada com auxílio de outros instrumentos além dos já citados, com proveta e placa de Petri. Todos os cálculos utilizados na determinação da densidade são baseados em alcançar 2 valores (massa e volume) que são utilizados na fórmula geral d=m/v.
OBJETIVOS
Determinar a densidade de amostras líquidas e sólidas. Determinar a densidade de amostras utilizando proveta e picnômetro.
MATERIAIS E MÉTODOS
- Pregos: 5g;
- Pisseta;
- Água destilada;
- Proveta;
- Termômetro (aferição de temperatura);
- Balança;
- Placa de Petri;
- Pipeta de Pasteur;
- Picnômetro;
Utilizou-se pesagem em balança analítica e medição de volume em proveta ou picnômetro para adquirir os valores necessários no cálculo da densidade, em que se relaciona a massa com o volume medidos durante a prática.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Durante a prática de determinação de densidade de um sólido (o sólido utilizado foi o Ferro presente em pregos) pesa-se 5g de pregos; Com auxílio de uma pisseta, coloca-se água destilada em uma proveta até aproximadamente metade da sua capacidade total, ajusta-se o menisco e anota-se a leitura (Vi); Coloca-se os pregos cuidadosamente na proveta com recomendação de inclinar a proveta 30°ao introduzir os pregos para evitar que a água espirre para fora da proveta, remove-se qualquer possível bolha com uma leve agitação, lê- se e faz-se o registro do volume da água junto com os pregos (Vf); Registra-se a temperatura da água, que deve ser a mesma da amostra adicionada; Repete-se o procedimento mais duas vezes, anota-se os resultados e utiliza-se as informações para calcular a densidade da amostra. Durante a prática de determinação de densidade de um líquido utilizando proveta (o líquido utilizado foi água destilada) se determina-se a massa de uma proveta de 10ml vazia (mi); Adiciona-se 100 gotas de água destilada utilizando uma pipeta de Pasteur, anota-se a massa (mf) e lê-se o volume; Registra-se a temperatura da água; Preenche-se uma segunda tabela com os valores adquiridos durante essa prática; Determina-se a densidade da água, a massa e o volume de uma gota. Durante a prática de determinação da densidade de um líquido utilizando um picnômetro (o líquido utilizado foi água destilada) determina-se a massa do picnômetro vazio e anota-se o valor (mi); Lava-se três vezes o picnômetro com um pequeno volume do líquido cuja a densidade será determinada para remover os resíduos do seu interior e descarta-se as alíquotas em local apropriado; Adiciona-se água destilada no picnômetro com cuidado para não haver formação de bolhas de ar (elas interferem no volume e acarretam erros no resultado), coloca-se a tampa de maneira que o excesso de líquido escorra pelo capilar e enxuga-se o líquido presente na parte externa do picnômetro; Determina-se a massa do picnômetro contendo o líquido, anota-se o valor (mf) repete-se a pesagem mais duas vezes utilizando um pedaço de papel para transportar o picnômetro; Registra-se a temperatura da água, completa-se uma terceira tabela e utiliza-se os dados da mesma para determinar a densidade da água.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
As análises da prática de determinação da densidade de um sólido foram feitas em triplicata. A temperatura registrada foi de 24°C. Os valores adquiridos de massa (m) foram: 5.08g, 5.24g e 5.22g. A média das massas (m1) deu 5.18g. Os volumes registrados (Vi) foram, respectivamente, 5.2ml, 5.2ml e 5.6ml com a média dos volumes igual a 5.13ml. Os valores registrados de volume final (Vf) foram 6.0ml, 5.8ml e 5.6ml com a média igual a 5.8ml. Os valores registrados de volume do sólido (calculados por meio da fórmula V=Vf–Vi) foram 0.8ml, 0.6ml e 0.6ml com média (V1) igual a 0.67ml. As densidades registradas (calculados por meio da fórmula d=m/V) foram 6.35g/ml ou 6350kg/m³, 8.67g/ml ou 8670kg/m³, 8.70g/ml ou 8700kg/m³ e a média das densidades (calculada pela fórmula d1=m1/V1) foi de 7.73g/ml ou 7730kg/m³, sendo que a conversão foi realizada por meio de fator de conversão:[pic 1]
...