A EXTRAÇÃO DE ÓLEOS A PARTIR DE MATERIAL BIÓTICO
Por: Lary Alcantara • 10/12/2017 • Relatório de pesquisa • 910 Palavras (4 Páginas) • 381 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
[pic 1]
EXTRAÇÃO DE ÓLEOS A PARTIR DE MATERIAL BIÓGICO
[pic 2]
São Cristóvão – SE, 2017
EXTRAÇÃO DO LIMONENO DA LARANJA
Introdução:
O químico dispõe de uma diversidade de procedimentos e sistemas para uso na extração do material biológico a partir da sua fonte natural. Dependendo do que se deseja extrair algumas técnicas são mais recomendadas que outras. Por exemplo, na extração de óleos voláteis a técnica de destilação por arraste a vapor é o procedimento mais aconselhável, por outro lado, a extração por meio de solvente orgânico (extrator Soxhlet) é de longe a metodologia mais indicada para extração de óleos fixos. Independentemente da técnica a ser usado na extração, o processo comum para a obtenção de produtos naturais a partir de fontes naturais envolve: escolha da fonte (materiais biológicos, geralmente vegetais); secagem do material; trituração; extração e purificação.
Os óleos voláteis são os principais odoríferos encontrados em várias partes de plantas. Como evaporam quando expostos ao ar em temperaturas comuns, são chamados óleos voláteis, óleos essenciais ou essenciais. Este último é utilizado porque os óleos voláteis representam "essências" ou componentes odoríferos das plantas. Os óleos essenciais são normalmente encontrados em bolsas secretoras presentes nas partes vitais dos vegetais, tais como: pétalas das flores, folhas, sementes, caule, raiz e frutos. A qualidade do óleo essencial é variável de um gênero a outro, de uma a outra espécie, podendo-se encontrar vegetais que possuem essências quimicamente diferentes em várias de suas partes[1].
A extração sólido-líquido consiste na separação de um ou mais componentes de um sólido através de um solvente adequado. Este processo é altamente influenciado pelo modo como o solvente entra em contato com o soluto contido no sólido. Neste sentido, para maior rendimento na extração sólido-líquido, a amostra pode ser reduzida de tamanho (FERNANDES et al., 2013).
Objetivo: O experimento tem como objetivo a obtenção do óleo essencial da laranja através da destilação por arraste de vapor, verificando como é feita a separação de fase orgânica de soluções liquidas.
Parte experimental:
Materiais e Reagentes:
50g de casca de laranja
Manta aquecedora;
Água destilada;
Balão de destilação;
Balança
Bequer
Descrição das etapas:
Primeiramente, acomodou-se o balão em uma manta aquecedora, logo em seguida adaptou-se ao uma alonga e esta ao extrator. Adicionou-se então 50g da casca de laranja picada no balão de destilação. Adicionou-se 500ml de água destilada cobrindo o material. E iniciando assim o aquecimento.
Depois de determinado tempo de destilação, extraiu-se oito amostra óleo incolor com densidade menor que a da água, verificando assim sua característica.
Resultado e Discussões:
Na destilação por arraste de vapor, o balão é aquecido para a água entrar em ebulição. Fazendo com que o vapor arraste o óleo até o condensador. Ao se condensar o oleo cai em um reservatório já com água, sendo que esta caia para o balão cedendo espaço ao óleo e a água condensada. Como são serem muito imiscíveis, o óleo e a água não se misturam por completo.
O calor do vapor de água faz com que as paredes celulares se abram. Dessa forma, o óleo que está entre as células evapora junto com a água e vai para o tubo de resfriamento onde retornam ao estado líquido, sendo apresentados em duas fases: a fase aquosa e a fase orgânica, imiscíveis, que são, aos poucos, armazenados em uma proveta até um total de 10 mL.
Em comparação a quantidade da casca de laranja utilizada, observou-se que o rendimento do óleo extraído foi muito baixo. Foi também perceptível o aroma de limonemo e uma coloração incolor do óleo. Como os componentes que constituem o oleo são muito estaveis, devem ser armazenados de forma adequada logo após a sua coleta, devido a sua volatização, além de evitar a contaminação do material extraído.
Conclusão:
Através da pratica, foi possível compreender melhor a técnica de destilação por arraste de vapor, observando-se a eficiência do método para a extração do óleo essencial da casa de laranja através de um solvente com características adequadas.
...