A FISSÃO E FUSÃO NUCLEAR
Por: hone7 • 7/11/2017 • Resenha • 484 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
REVISÃO PARA A PROVA – QUIMICA
Radioatividade pode ser definida como um fenômeno relacionado a alterações em certos núcleos atômicos, que emitem energia na forma de partículas ou ondas. Essa emissão é denominada radiação.
Os raios B – beta – possuem carga negativa; sendo assim, sua natureza de radiação é de 1 elétron.
Os raios a – alfa – possuem carga positiva; com natureza de radiação de 2 prótons e 2 nêutrons.
Apesar das forças de repulsão a maior parte dos núcleos atômicos se mantem estáveis. Em alguns casos, a forca de repulsão que os prótons exercem uns sobre os outros supera a forca que os mantem unidos. Nesse caso, ocorre a radiação – ejeção dos fragmentos do núcleo – em um processo chamado decaimento.
RADIAÇÃO a – Alfa
A emissão de partículas radioativas altera o núcleo de um átomo, transformando-o em um átomo de outro elemento químico. Ao emitir uma partícula A, seu número de massa e atômico, são alterados. Quando um elemento é atingido por uma partícula a ele tende a diminuir em 4 unidades o número de massa e em 2 o seu número atômico.
RADIAÇÃO B – Beta
A partícula B equivale a 1 elétron. Quando ocorre a emissão dessa partícula, o núcleo ganha 1 próton, transformando-se em outro elemento químico.
LEIS DA RADIOATIVIDADE
Conhecendo as partículas a e B, é possível verificar que tipo de alteração ocorre no núcleo do átomo de um elemento químico radioativo com base no número e no tipo de partículas que são emitidas. Também é possível saber qual elemento será formado após o decaimento.
FISSÃO E FUSÃO NUCLEAR
Fissão nuclear espontânea: quando há oscilações naturais de núcleos de grandes quantidades de energia, fazendo com que eles se quebrem em dois núcleos de massa semelhante. A fissão nuclear induzida é feita a partir do bombardeamento de núcleos pesados. Para a maioria dos núcleos a fissão só ocorre se os nêutrons tiverem velocidade o suficiente para atingi-lo e quebra-lo com impacto. As usinas nucleares utilizam dessa fissão nuclear e a energia liberada por ela para gerar energia elétrica.
Fusão nuclear é um processo que exige condições bastantes extremas para ocorrer; pois além do nível de energia ser alto, é necessária a presença de calor e pressão altos para que o núcleo dos átomos se fundam.
ISÓTOPOS, ISÓBAROS E ISÓTONOS
Os isótoPos são elementos que apresentam mesmo número de Prótons, os isóbaros possuem mesmo número de massa, enquanto os isótoNos possuem mesmo número de Nêutrons.
...