A Importante método de identificação, principalmente de cátions metálicos, utilizado na análise química
Por: tauanacarolinee • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 760 Palavras (4 Páginas) • 307 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA - UFRB ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL
TESTE DE CHAMA
TAINARA BEZERRA
TAUANA
THAYNNÁ BARRETO
CRUZ DAS ALMAS, BAHIA, BRASIL
2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA - UFRB
ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL
TESTE DE CHAMA
TAINARA BEZERRA
TAUANA
THAYNNÁ BARRETO
Relatório referente à prática Teste de Chama de Engenharia Sanitária e Ambiental da disciplina Química Geral da turma CET-066 do primeiro semestre, da professora Jacira.
CRUZ DAS ALMAS, BAHIA, BRASIL
2015
REFERENCIAL TEÓRICO
Importante método de identificação, principalmente de cátions metálicos, utilizado na análise química. “Quando um objeto é aquecido, ele emite radiação, que pode ser observada através de sua cor.”
Em 1913, o cientista dinamarquês Bohr elaborou uma nova teoria sobre a distribuição e o movimento dos elétrons. A teoria de Bohr parte do modelo atômico de Rutherford e fundamenta-se na teoria quântica da radiação, criada em 1900 pelo cientista alemão Max Planck. Bohr recebeu o Prêmio Nobel em 1922 por suas contribuições á teoria atômica.
Bohr contribui com a teoria atômica ao explicar porque os gases emitem ou absorvem radiação com determinados comprimentos de onda. Este experimento tem como fundamento comprovar a teoria de Bohr.
Postulados de Bhor:
- Os elétrons se movem ao redor do núcleo em número limitado de órbitas bem definidas;
- Movendo-se em uma órbita estacionária, o elétron não emite nem absorve energia;
- Ao saltar de uma órbita para outra, o elétron emite ou absorve uma quantidade definida de energia, chamada quantum.
Quando uma quantidade energia é fornecida a um determinado elemento químico, alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado e assim os mesmos passam para o estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ocorre a liberação de energia em forma de luz. Isso ocorre devido à interação entre a radiação eletromagnética e a matéria, cuja energia do fóton é dada por: E= h.v em que h é a constante de Plank (6,63x1034 J.s)
OBJETIVO
Comprovar a excitação eletrônica através da visualização da emissão de luz de diferentes comprimentos de onda.
PARTE EXPERIMENTAL
MATERIAS USADOS
Lamparina, espátula, fio de cobre, béquer, pinça de madeira, fósforo de segurança.
REAGENTES USADOS
Solução concentrada de ácido clorídrico, cloreto de potássio, cloreto de estrôncio, sulfato de cobre II, cloreto de bário, cloreto de cálcio, cloreto de sódio.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
- Colocou-se ácido clorídrico em um tubo de ensaio
- Acendeu-se a lamparina e, com auxílio da pinça de madeira, levou-se o fio de cobre ao fogo até que a chama não mudasse mais de cor.
- Casou houvesse presença de cor na chama, mergulhasse a ponta do fio no ácido clorídrico
- Passou-se a ponta do fio no cloreto de potássio
- Levou- o á chama e observou-se
- Limpou-se o fio mergulhando – o novamente no ácido clorídrico
- Repetiu-se o processo com o cloreto de estrôncio, depois com o sulfato de cobre II, com o cloreto de bário, com o cloreto de cálcio e, por fim com o cloreto de sódio.
RESULTADOS
Nos ensaios vimos que cada um dos sais agia de uma maneira e demonstrava uma coloração diferente quando exposto a chama, isso segundo Vogel (1981), isso ocorre por causa das interações atômicas através dos níveis e subníveis, ele baseou-se na possibilidade de íons metálicos e seus sais conferirem uma cor característica quando é vaporizado numa chama.
...