A Importância da Contextualização de Acordo com a nHFC
Por: Michelle Lopez • 5/9/2018 • Trabalho acadêmico • 278 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
1. Importância da contextualização de acordo com a nHFC.
O objetivo da nova abordagem da Historiografia e Filosofia da Ciência, é transmitir conhecimento científico de um jeito mais claro e de maneira mais contextualizada, mostrando as circunstâncias que estão ao redor de um fato, fazendo com que os alunos entendam onde poderão usar aquele assunto em seu dia a dia, e com isso se mostrarem mais interessados.
Por causa dessa forma que é apresentada a ciência e também o cientista, que a abordagem HFC consiste em fazer com que o aluno construa entendimentos mais diversificados.
O uso da HFC é importante para que o aluno passe a perceber a possibilidade de nova argumentação e questionamento.
2. Desmistificação de que o cientista é um ser infalível.
Nesta nHFC percebemos que os cientistas podem se enganar com algumas experiências, exemplo disso: a teoria atômica.
Dalton o primeiro cientista que “testou” a experiência com os átomos, concluiu que os átomos são maciços e indivisíveis, já Thomson e Rutherford se colocou de forma contraditória, ou seja, os cientistas também erram, e estão sempre evoluindo em suas pesquisas.
3. Papel da experimentação na aplicação da nHFC.
Que os alunos se mostram mais interessados e curiosos com a experimentação em laboratório, é fato. E isso faz com que eles se estimulem mais e, portanto, entenderá melhor o que lhes é passado. Chegando a hora de colocar em prática tudo o que foi passado na teoria.
Teoria e prática caminham juntas. O professor faz experiências do dia a dia, relacionado com a aula teórica, e com isso, acaba estimulando os alunos com atividades experimentais, e o que houve com ela. Isso faz com que o aprendizado seja eficaz.
...